Skip to main content

A Reserva Natural Serra das Almas – RPPN gerida pela Associação Caatinga – recebe em 2018 a renovação do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por mais quatro anos. O título foi homologado na reunião do bureau do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga em 1° de agosto na cidade de Juazeiro, Bahia. A certificação tem reconhecimento da UNESCO por abrigar uma representativa parte da Caatinga no sertão de Crateús-CE e alavancar também atividades de pesquisa científica, recreação e visitação escolar, além de projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades do entorno da reserva, combinando preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida local. São 5.845 hectares de área protegida que resguardam três nascentes e espécies ameaçadas de extinção.

Sobre a Reserva

Está localizada no Sertão dos Inhamuns, no município de Crateús (Ceará) e Buriti dos Montes (Piauí), numa área classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação da Caatinga, sendo a maior Unidade de Conservação Particular do Estado. A sede da reserva fica a 50 km da cidade de Crateús (385 Km de Fortaleza) sendo este percurso percorrido em 1 hora e 15 minutos em média.

A Reserva da Biosfera da Caatinga

A Reserva da Biosfera da Caatinga – RBCAAT, criada em 2001, envolvendo 10 estados abrange uma área de 189.990 km2. Suas prioridades, além da conservação da rica biodiversidade regional, são o combate à desertificação, a promoção de atividades sustentáveis, o estudo e a divulgação de dados sobre esses importantes ecossistemas.

A RB da Caatinga gera um processo em que o governo e as comunidades trabalham juntos para a conservação e preservação do patrimônio biológico, visando a melhoria da qualidade de vida para a população do Nordeste.