Skip to main content

Um sinal de alerta ecoou hoje, 1°de agosto. Você deve estar se perguntando o porquê de tantas manchetes falando em sobrecarga da terra. Para entender melhor o que está acontecendo vamos imaginar uma situação. Pense que você fez todas as compras de mercado para durar ao longo do ano e hoje tudo já tivesse acabado. Esse exemplo mostra bem o que o DIA DE SOBRECARGA DA TERRA representa e sobre o que está ocorrendo com os recursos naturais do planeta. Faltando ainda cinco meses para terminar o ano, já usamos toda a água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e ser utilizado no período de 365 dias. Ou seja, este ano, estouramos nosso orçamento de recursos naturais disponíveis e agora estamos cada ano ficando no vermelho!

A origem do dia
O conceito Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network. De acordo com os cálculos da Global Footprint Network, nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é atualmente equivalente a mais do que 1,5 Terras. Os dados nos mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século.

Desde 2001, o dia de Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado, em média, três dias a cada ano. Nossa dívida está se multiplicando. É uma dívida ecológica, e estamos pagando juros altíssimos. Escassez de alimentos, erosão do solo, acúmulo de CO2 na nossa atmosfera – toda essa dinâmica traz custos humanos e monetários devastadores.

Contagem regressiva
Nestes quase 50 anos de cálculos, 2018 é o ano em que o Dia da Sobrecarga da Terra chega mais cedo. Em 2017, a data foi em 2 de agosto, em 2016, dia 8. No ano anterior, 13, em 2014, 19 e em 2013, 20.
Um dado assustador é comparar quando o Dia da Sobrecarga da Terra caiu em décadas passadas. Em 1971, foi no dia 21 de dezembro. Desde então, todos os anos, ele chega antes. Ou seja, a cada ano que passa, todos nós – seres humanos – estamos explorando os recursos naturais do planeta com mais voracidade e sem dar tempo para a Terra recompô-los.

Os valores utilizados para calcular o Dia da Sobrecarga da Terra são obtidos a partir da comparação do consumo total da humanidade por ano (pegada ecológica) com a capacidade do planeta em regenerar os recursos naturais renováveis por ano. Para este cálculo, são usadas estatísticas das Nações Unidas.