Associação Caatinga realiza intercâmbio no Parque Nacional Serra da Capivara

A equipe da Reserva Natural Serra das Almas esteve na cidade de São Raimundo Nonato – PI, entre os dias 28 e 29 de maio, para realizar um intercâmbio no Parque Nacional Serra da Capivara. A ação faz parte do projeto “RPPN: conservação voluntária gerando serviços ambientais”, que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O projeto visa estimular a criação de novas Unidades de Conservação (UC) no Ceará e implementar as ações previstas no plano de manejo da Reserva Natural Serra das Alma (RNSA). Durante a programação do intercâmbio, a equipe da AC recebeu informações de como melhorar o uso de ferramentas indispensáveis no monitoramento de Unidades de Conservação. O intuito é que essas estratégias sejam adaptadas para a realidade da RNSA.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 05 de junho de 1979 e possui uma área de 135 mil hectares. Em 1991 foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Os principais trabalhos realizados no local são: arqueologia, artesanato e turismo, além das estratégias de conservação desenvolvidas com as comunidades vizinhas.