Acesso a tecnologias sustentáveis, educação ambiental que agregue qualidade na relação diária com a Caatinga, e investimento social na cadeia produtiva da carnaúba, eis a tríade que permeou as atividades do Projeto Carnaúba Sustentável, uma iniciativa da Associação Caatinga, em parceria com o SINDCARNAÚBA.

As comunidades do interior do Ceará passam por severos desafios para conseguirem manter-se no clima semiárido, mas essa relação pode ser amenizada com acesso a informações sobre o uso sustentável dos recursos naturais. O Projeto Carnaúba Sustentável trabalha com três tecnologias: Cisternas de Placas, para armazenamento de água, Fogões Ecoeficientes, para o melhor aproveitamento da lenha e redução de danos do uso do fogão, e Sistema Bioágua que possibilita o reuso das águas cinza, provindas da pia da cozinha, lavanderia e chuveiro, na irrigação das plantas na produção de alimentos.

Compromisso
Para todas as comunidades trabalhadas, são oferecidas formações sobre o uso adequado das tecnologias, além de técnicas de manejo sustentável na Caatinga. Um termo de compromisso de manutenção dos equipamentos foi assinado por um representante de cada família participante. O projeto ainda prevê o acompanhamento dos impactos no uso dessas ferramentas para o contexto da região, sendo a Associação Caatinga a responsável pelas futuras visitas.


Diálogos da Carnaúba

No eixo da educação ambiental e abrangendo o contexto da cadeia produtiva da carnaúba, o projeto promove uma série de debates propositivos com os diversos setores interessados, com a finalidade de traçar ações prioritárias para a qualificação sustentável da produção do Estado do Ceará.

A intenção do sindicato é contribuir para que a extração da cera da Carnaúba seja cada vez mais sustentável e respeite a natureza e o trabalho do homem.

Parceiros:
Carnaúba do Brasil Ltda
CVC – Cera Vegetal do Ceará Ltda
FONCEPI Comercial Exportadora Ltda
Natural Wax Indústria de Cera Ltda
Pontes Indústria de Cera Ltda
Pontes Indústria de Cera do Piauí Ltda
Rodolfo G. Moraes e Cia. Ltda

Resultado primeira fase: