Skip to main content

A ação foi realizada com cinco famílias da Comunidade Tapuio, localizada no município de Crateús (CE). Elas foram contempladas com a cisterna de placa em suas propriedades e para isso tiveram que participar de uma capacitação para o uso dessa tecnologia. A capacitação ocorreu no início de fevereiro e foi ministrada por Carlito Lima, agente de mobilização da Associação Caatinga e pelo estagiário João Edson.

Na ocasião, as famílias aprenderam sobre o uso e manutenção das cisternas de placas. “Essas capacitações são voltadas para que as famílias possam fazer um bom uso das tecnologias e tenham noção de higiene e manutenção das cisternas. Esse cuidado é fundamental para a captação de água potável,” ressalta Gilson Miranda, biólogo e coordenador de tecnologias sustentáveis da Associação Caatinga.

O treinamento é uma ação do projeto “Carnaúba Sustentável: Conservação, Educação e Tecnologias Sustentáveis”, executado nas comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas. O Carnaúba Sustentável está inserido no Projeto Segurança Hídrica, que por sua vez, tem como proposta fortalecer às ações de implantação de tecnologias sustentáveis, comunicação e educação ambiental executadas anteriormente pela Associação Caatinga.

Para a realização dessas ações, foram feitos levantamentos socioeconômicos das famílias que receberam as tecnologias Fogão Ecoeficiente e Cisterna de Placas. O projeto já atingiu 281 famílias e 110 pessoas foram beneficiados com tecnologias sustentáveis.

Saiba mais sobre o Projeto Carnaúba Sustentável

O “Projeto Carnaúba Sustentável: Conservação, Educação e Tecnologias Sustentáveis”, pretende estreitar as relações na cadeia produtiva da extração da Carnaúba e é fruto de uma parceria da Associação Caatinga e Sindcarnaúba. A intenção do Sindicato e da Associação é fazer com que a extração da cera da Carnaúba seja cada vez mais sustentável e respeite a natureza e o homem. Ao longo do projeto, estão sendo realizadas oficinas que apresentam os desafios e soluções para o setor. Além disso, está sendo dado aporte financeiro para a continuidade das ações da Associação Caatinga em Crateús e região.