Skip to main content

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril, a Associação Caatinga realizará o lançamento e exibição do documentário “Expedição ao Cânion do Poti”, um dos resultados do Programa Tatu-bola, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O evento acontecerá no próximo dia 27 de abril e contará com a presença de industriais, acadêmicos, jornalistas e nomes importantes da sociedade cearense, que serão recebidos para um coquetel no Museu da Indústria, em Fortaleza – CE pela equipe da Associação Caatinga e pesquisadores que participaram da expedição.

O evento tem como intuito sensibilizar o público sobre a importância da conservação do tatu-bola e do bioma Caatinga, além de arrecadar fundos para dar continuidade às ações do Projeto Tatu-bola. “Esperamos que as pessoas possam conhecer e familiarizar-se com a espécie e seu habitat. Desta forma, conhecendo nosso bioma e toda a riqueza de fauna e flora associada, eles poderão ajudar de alguma maneira na sua conservação, seja com ações práticas ou repassando as informações aprendidas para seus parentes e amigos. Assim, mais e mais pessoas conhecerão o surpreendente mundo da Caatinga”, reforça o biólogo Samuel Portela, que participou da expedição ao cânion do Rio Poti e faz parte da coordenação técnica do Programa Tatu-bola.

O curta metragem “Expedição ao Cânion do Poti” retrata a trajetória de pesquisadores que se aventuraram por 10 dias na região do Cânion do Rio Poti, para identificar áreas de ocorrência do tatu-bola. O animal, presente na Caatinga e em algumas florestas do Cerrado brasileiro, está ameaçado de extinção e foi categorizado como vulnerável na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que identifica espécies ameaçadas. A ideia do Projeto Tatu-bola é tirar a espécie da lista de animais ameaçados de extinção e torná-la símbolo de proteção do bioma Caatinga.

O biólogo Samuel Portela destaca que a expedição ao Cânion do Rio Poti foi uma experiência importante para a conservação do tatu-bola, pois nela foi possível confirmar a presença da espécie na área de abrangência do Programa Tatu-bola e conhecer mais sobre o ambiente em que ele vive, como por exemplo, o tipo de vegetação existente onde ele costuma habitar, o tipo de solo e um pouco dos seus hábitos.

O lançamento do documentário “Expedição ao Cânion do Poti” conta com o apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário e com a parceria da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Além do lançamento do documentário, apresentaremos também a Campanha de financiamento Coletivo do Projeto Tatu-bola, plataforma Kickante.

 

O Programa

O Programa de Conservação do Tatu-bola está no terceiro semestre de atuação e tem por objetivo identificar áreas de ocorrência do animal e preservá-las a fim de garantir ambientes seguros para seu desenvolvimento e reprodução. É desenvolvido pela Associação Caatinga com o apoio da Fundação Grupo Boticário desde novembro de 2015.

 

Campanha de Financiamento Coletivo do Projeto Tatu-bola

A Campanha de Financiamento Coletivo do Projeto Tatu-bola, na plataforma Kickante, tem como meta arrecadar por meio de doações o montante de R$ 500.000,00. Com esse valor, será possível implantar o Centro de Pesquisa e Conservação do Tatu-bola – CPCTB. Este centro funcionará na Reserva Natural Serra das Almas, localizada na divisa do Ceará e Piauí e dará suporte a um trabalho multidisciplinar para promover a conservação do tatu-bola, a manutenção da espécie na natureza, a redução do risco de extinção, a redução do risco de desertificação, a contenção dos efeitos do aquecimento global e a segurança hídrica. O apoio do valor arrecadado ajudará a viabilizar ações que irão gerar conhecimento atualizado sobre a ecologia e distribuição da espécie; identificar áreas prioritárias para a conservação da espécie; promover conservação da espécie através da criação de reservas ambientais (Unidades de Conservação) e estabelecimento de corredores ecológicos; tornar o animal mais conhecidos e os ambientes naturais onde ocorre; e sensibilizar a sociedade através de ações de educação ambiental.

 

A Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização não governamental que atua há 17 anos em projetos de conservação e preservação do único bioma originalmente brasileiro, a Caatinga.

 

Serviço

Lançamento do Documentário “Expedição ao Cânion do Poti”
Data: 27 de abril
Hora: 18h30
Local: Museu da Indústria – Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro