ÉCOM.VC – Projeto de educação ambiental é encerrado com sucesso

O projeto ÉCOM.VC – Terra e água, que beneficia o município de Trairi (CE) com ações de educação ambiental, chegou ao seu prazo final no fim de abril e foi encerrado com êxitos. O projeto é uma atividade da Associação Caatinga em parceria com a Engie Brasil e visa a sensibilização sobre o consumo consciente e a preservação dos recursos naturais para promover a melhoria de qualidade de vida e geração de recursos para comunidades carentes. A Associação Caatinga foi parceira do ÉCOM.VC desenvolvendo ações dos eixos Terra e Água.

O projeto liderado por Sandino Moreira, coordenador de educação ambiental da Associação Caatinga, teve como principais atividades o acompanhamento à produção de mudas, realização de dia de campo com estudantes das comunidades locais para o plantio de mudas nativas nas Áreas de Preservação Permanente e nascentes, sensibilização de proprietários de terras da região sobre a importância da preservação de nascentes a partir do plantio de árvores nativas, escolha de áreas para parcerias na proteção de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP), visitas técnicas para coleta de dados, elaboração de mapas e entrega dos documentos aos proprietários de terras parceiras.

Sandino Moreira destaca entre os resultados do projeto as atividades de plantio de mudas com os estudantes. “As ações de plantio de mudas na parceria com as escolas desencadearam reações muito positivas nos estudantes. A atividade cumpriu sua função e, mesmo dentro da faixa etária mais avançada, a temática continuará reverberando, pois participaram da ação monitores do clube de ciências da escola, dando-lhes capilaridade e difusão entre os demais colegas”.

Confira essa e outras matérias na terceira edição da revista ACaatinga, clicando aqui.