Exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”

Está aberta para visitação, desde o dia 17 de novembro, a exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”, no Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE). A mostra conta a história dessa palmeira que, desde a década de 1940, tem papel fundamental para o desenvolvimento do Estado do Ceará. A exposição, patrocinada pela SC Johnson, passeará por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertence dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural.
A exposição traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.

Expedição Carnaúba
“Carnaúba – Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início quando, em 1935, Herbert F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, voou em um bimotor anfíbio Sikorky S-38, o Carnaúba, saindo de Wisconsin, nos EUA, rumo ao Ceará com o objetivo de conhecer melhor a palmeira nativa do nordeste brasileiro, produtora do pó cerífero.

Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba – além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.

Mas a viagem não rendeu apenas frutos às indústrias Johnson, mas trouxe também forte e duradoura afeição da família pela região. Assim, já na década de 1990, o filho de Herbert, Samuel Johnson, criou o Fundo de Conservação da Caatinga, a partir do qual foi selecionado e adquirido o conjunto de fazendas para a implementação da unidade de conservação particular Reserva Natural Serra das Almas e, posteriormente, a criação da Associação Caatinga para, dentre outros projetos, administrar a reserva e promover a preservação do bioma.

SERVIÇO
Exposição “Carnaúba – Árvore da vida
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro) – Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 09h às 17h; e aos domingos, das 09h às 13h
Mais informações: museudaindustria-ce.org.br / 3201 3901