Entre 2002 e 2008 o Ceará ficou entre os estados que mais desmataram a Caatinga e já teve mais de 40% do Bioma destruído no Estado. A ausência de políticas públicas de incentivo a conservação, a ausência de fiscalização, de difusão de alternativas de uso sustentável da Caatinga estão entre as razões que explicam a alta taxa de desmatamento e de emissão de GEE (gases do efeito estufa) associada, além do crescimento das áreas susceptíveis a desertificação no Estado.

O projeto visa, por meio da mitigação de parte das emissões de CO2 da Handara, ampliar e consolidar a proteção da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma área de 5.845 ha de Caatinga preservada, representando um verdadeiro santuário ecológico na Caatinga, o qual abriga uma rica biodiversidade situada nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) e elaborar o Plano de manejo da RPPN Belo Monte situada no município de Mulungu (CE) área de extrema importância, por abrigar inúmeras espécies da fauna nativa ameaçadas de extinção na região conhecida como Maciço de Baturité que já possui outras 6 RPPNs criadas, todas com o apoio da Associação Caatinga.

As atividades de educação ambiental norteiam todas as demais ações do projeto tendo uma atuação transversal e de suma importância para a conscientização das pessoas e engajamento em prol da conservação do bioma. Atrelado a esta ação o projeto terá um eixo de comunicação que buscará aumentar a valorização do bioma, bem como o engajamento das pessoas.

Objetivo geral
Contribuir para a execução das ações previstas no plano de manejo da Reserva Natural Serra das Almas, elaboração do plano de manejo da RPPN Belo Monte e a disseminação de campanhas de educação ambiental com recursos advindos da mitigação das emissões de CO2 da HANDARA.

Objetivos específicos
1) Ampliar e consolidar a proteção da Reserva Natural Serra das Almas;

2) Elaborar plano de manejo da RPPN Belo Monte em Mulungu – CE;

3) Promover ações de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a necessidade de se preservar a Caatinga e os benefícios atrelados a esta preservação.