Implantação da Sala Verde na Reserva Natural Serra das Almas tem apoio do Ministério do Meio Ambiente

Iniciativa proporciona espaço dinâmico e interativo nas práticas educativas envolvendo o bioma Caatinga

A Associação Caatinga através do edital de 2018 do projeto Salas Verdes, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) foi contemplada com o primeiro kit de publicações, DVDs e livros do MMA na última segunda (9). O projeto consiste incentivar à implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituí-los como Centros de Informação e Formação Ambiental.

Cada Sala Verde criada em uma instituição é única e não existem padrões pré-definidos ou formatos padronizados para sua estrutura. São organizadas de acordo com o seu público alvo, levando em conta a identidade do meio em que está inserida, com as potencialidades e necessidades locais e também regionais.

Sala Verde – No Clima da Caatinga
A Sala Verde – No Clima da Caatinga estará disponível para visitação na Reserva Natural Serra das Almas, Crateús (CE) prontamente as instalações forem feitas. A sala terá como objetivo proporcionar um espaço dinâmico, interativo, participativo e diversificado de práticas educativas conciliando ferramentas lúdicas para a contextualização das temáticas ambientais ligadas ao bioma Caatinga.

Onde estão as Salas Verdes
O Projeto Salas Verdes possui atualmente 357 salas espalhadas por todo o país. As instituições participantes do projeto estão distribuídas em quase todos estados e no Distrito Federal. Estão localizadas, em sua maioria, em prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de educação, institutos federais e universidades, mas também em conselhos gestores de Unidades de Conservação (UCs) e organizações não governamentais.

Para ter uma Sala Verde, as instituições interessadas devem participar dos editais lançados pelo DEA. No momento, não há previsão de lançamento de um novo edital, mas na página do projeto é possível cadastrar e receber um e-mail de aviso quando for lançada uma nova chamada.