Mito ou Verdade #01 Fatos sobre a Caatinga

As plantas da Caatinga são, em geral, de baixo/pequeno porte?

MITO! A Caatinga não é uma floresta homogênea. Ela possui especialidades de vegetações classificadas como fitofisionomias e por isso é comumente denominada por Caatingas, no plural.Para quem ainda não é acostumado com o termo - Fitofisionomia é a união da palavra fito = planta e fisionomia = aparência. Significa o aspecto visual da vegetação devido às diferenças de clima, relevo e solos. Dentre elas podemos classificar:

Caatinga arbórea: É a verdadeira Caatinga dos povos tradicionais tupis: florestas altas com árvores que chegam a 20 metros de altura, que na estação chuvosa formam uma copa contínua e uma mata sombreada em seu interior.

caatinga arborea

Caatinga arbustiva: Ocorre em áreas mais baixas e planas, com árvores de menor porte que chegam até 8 metros de altura e está associada às cactáceas e bromélias como a macambira e o croatá.

caatinga arbustiva

Mata seca: Floresta que ocorre nas encostas e topos de serras e chapadas. As árvores dessa mata perdem as folhas em menor proporção durante a seca.

mata seca

Carrasco: Vegetação que só ocorre no oeste da Chapada da Ibiapaba e ao sul da Chapada do Araripe, com arbustos de caules finos, tortuosos e emaranhados difíceis de penetrar.

carrasco

A Carnaúba é uma palmeira exclusiva da Caatinga?

carnauba

VERDADE! A nossa querida Carnaúba, com nome científico de Copernicia prunifera, mas também chamada Carnaubeira, é uma palmeira exclusiva da Caatinga. E permanece com as folhas verdes, mesmo nos períodos secos. É a árvore-símbolo do Estado do Ceará e um dos seus significados é de “árvore da vida”, pois oferece uma infinidade de usos para o homem. As folhas produzem uma cera de alta qualidade, que é colhida anualmente em diversas partes do Ceará sem prejudicar a planta, o que gera trabalho e renda para muitas famílias. A cera é utilizada na produção de goma para base de chicletes, em ligantes na indústria cosmética, insumo para dispositivos de informática, cápsulas de medicamentos e cobertura de chicletes e chocolates. De crescimento lento, a carnaúba atinge de 15 a 20 metros de altura e possui grande longevidade. Há indícios de podem chegar a viver até 200 anos.

Existe abelha sem ferrão na Caatinga?

abelha

VERDADE! Exclusivamente caatingueira e se chama Jandaíra! Com o nome científico de Melipona subnitida a Jandaíra constrói seu ninho em ocos de árvores, especialmente da imburana-de-cheiro e da caatingueira. A espécie, porém, está bastante ameaçada pelo desmatamento e pela coleta irracional do mel onde os ninhos são destruídos. Seu mel possui propriedade antibactericida, sendo utilizado historicamente pelos sertanejos para tratar problemas respiratórios, dores de ouvido, inflamação nos olhos, ferimentos, picadas de cobra e como um ótimo fortificante. Seu mel apresenta sabor especial e coloração variada que pode ser âmbar, esverdeado puxando às vezes para um amarelo ouro suave ou branco, variando de acordo com a flora. As abelhas, sobretudo, são importantes agentes polinizadores das plantas, ajudando na reprodução e manutenção da floresta. À medida que visitam flores, contribuem para a troca de pólen e para a fecundação, necessária para o surgimento das sementes e renascimento de novas plantas.