Skip to main content

Evento “Somos todos Caatingueiros” marca início da comemoração dos 20 anos de Associação Caatinga

O evento “Somos todos Caatingueiros” foi uma das ações previstas para esse quadrimestre do projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga em patrocínio com a  Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. O evento marca o início dos festejos de duas décadas de existência da Associação comemorado no próximo dia 21 de outubro. O “Somos todos” buscou reunir personagens com compromissos ambientais a fim de vivenciar uma experiência imersiva no bioma Caatinga.

A data do evento (15 de setembro) foi pensada como uma forma de homenagear um dos principais pontos chaves da história da Associação: a criação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA). Com seus recém completados 18 anos a RNSA surgiu como um ponto fundamental na luta pela valorização desse bioma com a  proteção do habitat natural da carnaúba.

Entre os convidados estavam Demitri Túlio (Repórter do jornal O Povo); Fátima Sudário (Jornalista e coordenadora de reportagens especiais do grupo O Povo); Miguel Macedo (Professor do Curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7); Ana Márcia (Professora do Curso de Jornalismo da UNI7); Duda Menegassi (Jornalista ambiental do portal ((O))eco); Tibico Brasil (Fotógrafo, cineasta e produtor audiovisual e atualmente produz conteúdo audiovisual na produtora TBI Filmes); Fábio Arruda (Professor, documentarista e fotógrafo. E criador do Projeto Impressões de Viagens); Viviane Mesquita (Produtora Audiovisual, sócia na empresa Clarear Imagens e criadora do Projeto Impressões de Viagens); Germano de Sousa (Videomaker e fotógrafo); Valdo Vale (Diretor e roteirista, graduado em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado, presidente da empresa Pólo Audiovisual de Santa Rita e gestor da página Caatinga); e para fechar a noite os convidados desfrutaram de um cardápio especial feito por Timóteo Domingos (Chef de cozinha alagoano e idealizador da “gastrotinga”, projeto que utiliza produtos típicos da Caatinga em receitas).

O evento contou com uma programação pra lá de aventureira aos calouros Caatingueiros. Pela matina a turma percorreu a trilha das Arapucas, um total de 13 km (ida e volta) culminando em um mirante com uma vista espetacular de toda uma extensão de Caatinga a perder de vista. Logo pela tarde, a trilha do lajeiro (cerca de 3km) foi percorrida também, onde no caminho os visitantes puderam ser batizados na bica e serem oficialmente Caatingueiros (a bica é usada para esse “batismo” com um ritual simbólico a todos aqueles que visitam a RNSA). Ao final da trilha, os visitantes puderam desfrutar de uma vista privilegiada do pôr do sol na torre de observação. Uma vista de aproximadamente 10 metros de altura sob o coração da Caatinga.

Para a fechar o dia com chave de ouro, todos que estavam presentes puderam desfrutar de um jantar estilizado e de alta gastronomia. Como não poderia deixar de ser, ao modo Caatingueiro, claro. O jovem chef de cozinha e autor da “gastrotinga” (cultura alimentar do sertão através de frutos da Caatinga como cactos, mandacaru, palma, umbu, por exemplo) , Timoteo Domingos, preparou um delicioso jantar à moda, com direito à geleia de xique-xique, molho de mandioca, feijão verde torrado, filé de palma e outros pratos usando tudo diretamente da nossa mata branca, uma verdadeira explosão gustativa. Uma revolução gastronômica onde os visitantes puderam sentir e perceber o quão diversificada a Caatinga pode ser.

Querem saber o saldo disso tudo? A certeza de que esse bioma está cada vez mais ganhando novos admiradores e reforçando, aos que já eram ambientados, que há sempre beleza (independente da estação do ano) e há sempre algo novo a ser aprendido. A Associação agradece a todos os visitantes pela honra de desfrutar esse momento juntamente com todos os colaboradores presentes. Por tudo isso e por todo esse espetáculo da natureza que só esse bioma resguarda é que agradecemos e fortalecemos ainda mais a luta pela preservação e conservação da Caatinga brasileira.

Não podemos finalizar sem antes agradecer aos parceiros que colaboraram para que tudo isso fosse possível e que saísse tudo com muito capricho. Agradecemos a Gertaxi pela parceria em levar-nos e trazer-nos com todo o cuidado e profissionalismo.  Ao Mauro Costa, da AD2M que nos ajudou com a intermediação de contatos, a Clarear Imagens, pelos incríveis registros que só enaltecem ainda mais as belezas desse bioma, e ao projeto No Clima da Caatinga, que nos deu todo o suporte em tornar esse evento um grande acontecimento de ‘conversão’ de Caatingueiros. Projeto ao qual, nos orgulhamos em fazer parte e que ao longo desses anos vem apoiando e garantindo resultados exitosos no que consiste aliar a preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais na Caatinga.