Skip to main content

II Fase do Projeto traz reflexão sobre a qualificação de trabalho e melhoramento da cadeia produtiva da cera de carnaúba.

Em mais um ano de atividades, o Projeto Carnaúba Sustentável, através dos Diálogos da Carnaúba, traz à tona os conhecimentos e práticas de qualificação e melhoramento da cadeia produtiva da cera de carnaúba no Estado do Ceará. O primeiro dos três encontros da segunda fase dos Diálogos ocorrerá no próximo dia 25 de maio, no SESI de Sobral-CE. O evento contará com a presença de diversos atores: trabalhadores do extrativismo, produtores, sindicalistas, empresários, autoridades do poder público e do terceiro setor afim de aprofundar um diálogo para um melhor funcionamento do setor.

Na ocasião, acontecerão três oficinas: A primeira será apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, apresentando a tecnologia sustentável do Secador Solar, tecnologia que agrega qualidade superior e aumento de produção da cera e pó cerífero, o que beneficia os produtores. Depois a COETRAE (Coordenadoria especial de políticas públicas dos direitos humanos) ministrará uma oficina com o tema “Formalização das relações de trabalho no campo, condições de trabalho digno e aposentadoria rural”, onde busca levar ao público um maior entendimento sobre o processo de contratação de turmas de trabalho nos carnaubais e pela FAEC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará) acontecerá a oficina de “Saúde e segurança do trabalho no extrativismo da carnaúba”, que discutirão sobre os materiais de segurança indispensáveis ao trabalhador da carnaúba.

Diálogos da Carnaúba
No âmbito da educação ambiental e contemplando o contexto geral da cadeia produtiva da carnaúba, o projeto Carnaúba Sustentável iniciado em 2016, promove uma série de debates importantes com os diversos setores interessados, com a finalidade de traçar ações prioritárias para a qualificação sustentável da produção no Estado do Ceará.

De acordo com Daniel Fernandes, Coordenador Geral da Associação Caatinga “na primeira fase do projeto foi traçado um Plano de Ação alicerçado e em fase de validação sobre os principais gargalos da cadeia produtiva onde foram organizados a partir dos depoimentos dos participantes durante os quatro encontros ocorridos respectivamente, em Morrinhos, Jaguaruana, Granja e Aracati”. A partir desses depoimentos colhidos, as demandas foram organizadas em eixos temáticos e os membros da Câmara Setorial da Carnaúba do Ceará se reuniram para validar as linhas de ação prioritárias e para definir os prazos e assumir os compromissos em relação às metas estabelecidas.

Na segunda fase, serão três encontros ao longo do ano e ocorrerão nas cidades de Sobral, Russas e Granja, com uma estimativa de público de 200 pessoas por evento, abrangendo em torno de 10 municípios de cada região.

A cera
A cera de carnaúba é considerada um produto nobre, tendo os mercados internos e externos garantidos, principalmente pela exigência cada vez maior por produtos naturais e ecologicamente corretos. Além da infinidade de aplicações, a extração da cera não causa danos ao meio ambiente, pois as folhas retiradas na colheita são repostas no ano seguinte pelo próprio ciclo natural da carnaúba, atendendo também a exigência de alguns mercados por produtos de qualidade e base natural.

Por ser uma atividade sequeira, ou seja, desenvolvida nos períodos com o menor índice de chuva, normalmente a partir do segundo semestre do ano, a extração da palha é importantíssima economicamente, pois gera resultados mesmo em consecutivos anos de seca. Outro fator a favor da cera de carnaúba é que sua substituição por ceras sintéticas nunca será total. A Carnaubeira é considerada símbolo do Ceará e a sua derrubada é proibida por lei, sendo um dos principais itens de exportação do Estado. 90% da cera é exportada para o mercado externo (30% desse total para os EUA) e apenas 10% para o interno, segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

Projeto Carnaúba Sustentável
O “Projeto Carnaúba Sustentável: Cadeia produtiva sustentável e tecnologias sociais” pretende estreitar as relações na cadeia produtiva da extração da Carnaúba e é fruto de uma parceria da Associação Caatinga e Sindcarnaúba.

A intenção do sindicato é contribuir para que a extração da cera da Carnaúba seja cada vez mais sustentável e respeite a natureza e o trabalho do homem. Ao longo do projeto, estão sendo realizadas oficinas que apresentam os desafios e soluções para o setor. Além disso, o projeto está financiando a implantação de tecnologias sociais em comunidades carnaubeiras de Granja e Morrinhos. Até o final do ano, pelo menos 54 famílias terão sido beneficiadas por cisternas de placa, fogões ecoeficientes e sistemas bioágua de reuso das águas cinzas (aquelas usadas na lavagem da louça, roupas e banho) para a produção de alimentos. A implantação das tecnologias visa melhorar a qualidade de vida das famílias, contribuindo para a segurança hídrica e alimentar e reduzindo a vulnerabilidade social. Entre 2016 e 2017, 59 famílias foram alcançadas por essas tecnologias no município de Crateús.

Serviço
Local: Auditório do SESI – SOBRAL – Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 – Centro
Horário: 8h às 13h (com almoço de encerramento)
Data: 25/05/2018