Skip to main content

Para a construção dos fogões ecoeficientes, a Cerâmica Tavares pertencente ao GRUPO Tavares, doou 100% dos tijolos refratários (que suporta altas temperaturas) para o Projeto Carnaúba Sustentável. Serão até 20 mil tijolos que possibilitarão a implantação dos fogões em comunidades rurais dos municípios de Morrinhos (CE), Granja (CE) e Crateús (CE) durante a execução do projeto, onde em sua primeira fase já beneficiou 37 famílias em seis comunidades.

Fogão Ecoeficiente
Com a proposta de preservar o bioma da Caatinga com a menor queima de lenha, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, reduzir o desmatamento da flora nativa já tão ameaçada, equilibrar o ecossistema e biodiversidade do bioma e acima de tudo, melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais as quais enfrentam diariamente a fumaça dos fogões tradicionais (sem exaustor de fumaça), o fogão ecoeficiente vem sendo empregado com sucesso nas comunidades já contempladas. Feito de tijolo refratário e uma caixa de metal, o fogão reduz em até 40% o consumo de lenha, além de funcionar com vários tipos de biomassa como gravetos finos, sabugos de milho e casca de árvores como combustível, enquanto o fogão convencional é alimentado apenas por lenha.

Conscientização e educação ambiental
Além da implantação colaborativa com os moradores beneficiados o Projeto desenvolve atividades de educação ambiental de instalação, uso, manuseio e limpeza dos fogões. Durante as reuniões os colaboradores levam reflexões junto às famílias sobre a necessidade e a importância da economia da lenha e estratégias para usufruir da tecnologia sustentável com uma maior eficiência.

Projeto Carnaúba Sustentável
A iniciativa é realizada pela Associação Caatinga em parceria com o SINDCARNAÚBA que tem como objetivo geral contribuir para a ampliação da qualidade de vida da população sertaneja atendendo através da disseminação de tecnologias sustentáveis, conservação da Caatinga e de investimento social na sustentabilidade da cadeia produtiva da carnaúba.