Na Reserva Natural Serra das Almas podem ser distintas três formações vegetacionais:

  • Formação arbustiva estacional densa decídua Montana (Carrasco).
  • Formação florestal estacional decídua submontana (Mata Seca).
  • Formação não florestal estacional arbórea/arbustiva decídua espinhosa (Caatinga).

São formações que possuem diferentes fisionomias de acordo com a época do ano. Na estação chuvosa o verde toma conta da paisagem, enquanto que na estação seca a maior parte dos vegetais perde suas folhas, em resposta à escassez d’água.

É possível encontrar árvores como: Mororó (Bauhinia spp.), Joazeiro (Ziziphus joazeiro), Pau-d’arco (Tabebuia ochracea), Jaborandi (Pilocarpus spicatus), Aroeira (Myracrodruon urundeuva), Jurema-preta (Mimosa tenuiflora), Sabiá (Mimosa caesalpinifolia), Jatobá (Hymenaea spp.), Mofumbo (Combretum spp.) Espinheiro (Acacia glomerosa). Dentre as espécies de cactos merecem atenção: o mandacaru (Cereus jamacaru), o xique-xique (Pilosocereus gounellei) e a coroa-de-frade (Melocactus macrodiscus). As bromeliáceas chamadas popularmente de macambiras e croatás pertencem aos gêneros: Encholirium e Bromelia. Ao todo podem ser encontradas mais de 320 espécies de plantas.

A reserva também abriga várias espécies animais, inclusive algumas espécies ameaçadas de extinção. No último levantamento realizado foram encontradas 45 espécies de mamíferos, 237 de aves, 44 de répteis e 34 de anfíbios. Durante as trilhas é possível encontrar várias dessas espécies, como os simpáticos soins (Callithrix jacchus), macacos-prego (Cebus apella), o cancão (Cyanocorax cyanopogon), ave que anda em bandos, dentre várias outras que podem ser observadas e contempladas, desde que se tenha muita atenção e silêncio.

A Reserva Natural Serra das Almas também contribui para a conservação de espécies ameaçadas de extinção como a jaguatirica (Leopardus pardalis), a suçuarana (Puma concolor) e o veado catingueiro (Mazama gouazoubira). O grande número e diversidade de aves faz da reserva um ótimo local para a prática do birdwatching.

 

A Associação Caatinga foi criada em Fortaleza, em outubro de 1998, com o apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson para a proteção da carnaúba. É uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA).

Escritório Fortaleza: (85) 3241-0759 | Escritório Crateús: (88) 3691-8671

© 2015 Reserva Natural Serra das Almas -  Todos os direitos reservados.