Sobre Nós

A Associação Caatinga foi criada em Fortaleza, em outubro de 1998, com o apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson para a proteção da carnaúba. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA).

Com a missão de PROMOVER A CONSERVAÇÃO DAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DA CAATINGA PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DE TODAS AS SUAS FORMAS DE VIDA, a Associação Caatinga desenvolve projetos para a criação e gestão de áreas protegidas, o fomento à pesquisa, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Em suas ações, a Associação Caatinga trabalha na construção de uma rede de parceiros, potenciali-zando a mobilização de pessoas e instituições interessadas na conservação da biodiversidade da Caa-tinga, num espectro que abrange universidades, órgãos técnicos e de financiamento, proprietários rurais e agricultores familiares, empresários, organizações do terceiro setor e instituições governa-mentais.

A Associação está se transformando num centro de referência para a conservação da Caatinga atra-vés da difusão de experiências exitosas.

A instituição está filiada à Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Rede Nacional das Organizações para as Ener-gias Renováveis, Associação Asa Branca de Proprietários de RPPN do Ceará e Fórum Nacional de Áreas Protegidas /Ministério do Meio Ambiente (MMA). É membro do Comitê Gestor e Técnico do programa Selo Município Verde (Programa de Certificação Ambiental do Estado do Ceará), do Comi-tê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (Ceará), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Crateús e do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queima-das e Combate aos Incêndios Florestais – PREVINA. É coordenadora da Aliança da Caatinga e do Pro-jeto de Conservação do Tatu-bola (TolypeutesTricinctus).