O projeto de Reposição Hídrica na Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza (CE) é uma iniciativa realizada pela Associação Caatinga, com o patrocínio da The Coca Cola Company, Solar Coca-Cola, Durametal, CoBap e White Martins, além do apoio do Sistema FIEC, do Governo do Estado de Ceará (por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará), da Prefeitura de Maracanaú e da Universidade Federal do Ceará.
O projeto tem como objetivo a implementação de ações de conservação e restauração florestal na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa, Unidade de Conservação de 136 hectares de extensão localizada no município de Maracanaú – Ceará. Além disso, o projeto também levará ações de proteção para outras 3 importantes unidades de conservação localizadas no entorno da planta da Solar Coca-Cola.
A ARIE Fazenda Raposa está em uma localização estratégica e enfrenta altos riscos de incêndios florestais e degradação causada por atividades como extração irregular de areia, poluição, retirada de madeira e caça. É a única área nas proximidades que pode abrigar um viveiro de produção de mudas devido à infraestrutura existente e aos planos de reforma e construção da sede. Além disso, sua localização centralizada a torna um local estratégico para receber equipamentos de combate a incêndios florestais para as outras áreas de conservação.
A área possui relevância ambiental, científica e histórica, com remanescentes de ecossistemas naturais, incluindo vegetação nativa diversificada e habitats reprodutivos que resistem cercados por áreas urbanas e o patrimônio genético de carnaúbas nativas e exemplares, mantido em coleção, de palmeiras exóticas. A carnaúba (Copernicia prunifera), uma espécie endêmica do nordeste brasileiro, é um foco de conservação nesse projeto, devido à sua importância ecológica e histórica. Essas plantas predominam em paisagens ao longo dos rios, vales e lagoas do Nordeste brasileiro e todas as suas partes são aproveitadas. Em função disso, no século XVIII, o naturalista Humboldt chamou-a de “árvore da vida”, ao registrar sua admiração com as diversas e importantes finalidades da planta.
Como objetivo principal, pretende-se intensificar as ações de conservação e restauração florestal na ARIE Fazenda Raposa e possibilitar apoio na proteção de UCs do entorno. Para que isso seja possível, será construído um viveiro para produção de mudas nativas que serão utilizadas na restauração de áreas no interior das UCs, serão implantados aceiros e cercas em todo o seu perímetro, serão formadas, capacitadas e equipadas brigadas para combate a incêndios florestais e será realizada a limpeza e revitalização das coleções de Copernicias da ARIE Fazenda Raposa.
– ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
– ODS 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
– ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.