Alinhando técnicas inovadoras, capacitação de pessoal e promoção da rede de sementes para proteção da Caatinga.
O Restaura Caatinga é realizado pela Associação Caatinga, em parceria com a Celeo e a coordenação da VBIO e foi criado com o intuito de implementar uma técnica que eleva de 30% para 70% a taxa de sobrevivência de mudas em regiões semiáridas e promover o fortalecimento da rede de comunidades que atuarão na conservação das áreas naturais.
Essa técnica inovadora, foi criada pelo Laboratório de Ecologia da Restauração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e consiste em utilizar canos de PVC como vasos. Neles, as mudas nativas da Caatinga são germinadas e, após um período em estufa, as raízes das espécies atingem um metro de extensão. Quando isso ocorre, as mudas são levadas ao local de plantio.
A área de abrangência do projeto envolve as comunidades localizadas no entorno da Reserva Natural Serra das Almas e, por meio das ações, serão disseminadas informações sobre a restauração da Caatinga para: ONGs, empresas, cooperativas, atuais e futuros gestores públicos e tomadores de decisão federais, estaduais e municipais.
Além disso, serão alcançadas unidades de conservação do município de Crateús/CE e também haverá a capacitação de trabalhadores rurais independentes, quilombolas e comunidades de assentamentos em técnicas de coleta, armazenamento e comercialização de sementes nativas.
As ações também contribuem com os objetivos da Década de Restauração dos Ecossistemas, impulsionada pela Organização das Nações Unidas (2021-2030). Iniciativa que tem como objetivo combater as mudanças climáticas, promover o bom funcionamento dos ecossistemas, conservar a biodiversidade, garantir a produção de alimentos e melhorar o bem-estar humano.
– ODS 04: Educação de qualidade
– ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
– ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
– ODS 15: Vida terrestre
Geral
– Fortalecimento da cadeia produtiva da restauração da Caatinga, a partir da disseminação de conhecimento e plantio de mudas nativas.
Específicos
– Difusão de conhecimento técnico para atores da cadeia da restauração;
– Consolidação do Ponto de Treinamento de Coletores de Sementes;
– Conservação da Caatinga a partir da restauração florestal de ecossistemas.