Conheça a Associação Caatinga

HÁ 21 ANOS ELABORANDO
E REALIZANDO PROJETOS
SOCIOAMBIENTAIS EM
PROL DA CAATINGA.


Sobre a Associação Caatinga


Missão

"Promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida”.

Visão

“Ser referência nacional no desenvolvimento de modelo integrado de conservação da Caatinga, através da excelência das nossas ações de valorização desse bioma.”




Valores

I. Transparência
II. Comprometimento
III. Inovação
IV. Paixão
V. Cooperação
VI. Profissionalismo
VII. Excelência

Linhas temáticas de atuação

Gestão e manutenção da Reserva Natural Serra das Almas em Crateús (CE);
Apoio à criação e gestão de áreas protegidas – RPPN, Unidades de Conservação públicas e Áreas de Preservação Permanente;
Restauração florestal – produção e plantio de mudas nativas em áreas degradadas e prioritárias para a conservação de nascentes e margem de rios;
Disseminação de tecnologias socioambientais – alternativas de convivência sustentável com a Caatinga;
Projeto de Conservação do Tatu-bola;
Educação ambiental - para a valorização e a conservação da Caatinga;
Fomento à pesquisa científica para a conservação da Caatinga;
Articulação de políticas públicas ambientais.

Nossa história

A Associação Caatinga (AC) foi fundada no Ceará em 1998 com o apoio do Fundo Samuel Johnson para a Conservação da Caatinga tendo a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua há 22 anos na conservação e valorização da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada e que concentra a maior biodiversidade dentre as regiões semiáridas do planeta.

A instituição atua por meio de 07 linhas de ação: apoio à criação e gestão de áreas protegidas, restauração florestal, disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, educação ambiental, comunicação para a valorização da Caatinga, apoio ao desenvolvimento de políticas públicas socioambientais e fomento à pesquisa.

Tudo começou muito antes de 1998. No ano de 1935 aconteceu uma expedição com o nome “O espírito da Carnaúba” empreendida por Herbert Johnson. Um empreendedor estadunidense que estava em busca de uma nova cera de qualidade. E foi na cera de Carnaúba que ele prospectou essa nova matéria-prima. Então, 63 anos depois dessa primeira expedição, o filho de Herbert Johnson, Samuel Johnson decidiu fazer a mesma jornada que o pai fez até chegar em Fortaleza.

Samuel dedicou essa expedição a duas causas, primeiro ao pai, pelo espírito empreendedor e aventureiro e a carnaúba em forma de gratidão por tudo o que ela representava nos empreendimentos da empresa SC JOHNSON. Nessa mesma ocasião ele cria o Fundo de Conservação da Caatinga e a partir desse fundo a Associação Caatinga inicia sua jornada. Com esse recurso foi criado o primeiro projeto, o de implantação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), que está localizada na divisa dos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) bem no centro do coração da Caatinga.


Contamos com seu apoio para continuarmos nosso trabalho na conservação e preservação da Caatinga. Embarque nessa viagem com a gente, clique aqui e torne-se um Protetor da Caatinga!

Equipe

Núcleo Fortaleza

Daniel Fernandes
Coordenador Geral

Kelly Cristina
Coord. de Comunicação

Laura Rodríguez
Relações Internacionais

Marília Alves
Agente de Ed. Ambiental

Otávio Sousa
Estagiário de Jornalismo

Roniesley Dias
Gerente Adm. Financeiro

Samuel Portela
Coordenador Técnico

Sandino Moreira
Coord. de Educação Ambiental

Núcleo Crateús

Andreza Melo
Técnica em Ed. Ambiental

Carlito Lima
Agente de Mobilização

Emanoel Gleyson
Guarda-Parque

Gilson Miranda
Coordenador de Conservação

Marcos Roberto
Guarda-Parque

Nayara Matos
Serviços Gerais/Cozinheira

Olavo Vieira
Analista Ambiental

Pedro Maciano
Analista Adm. Financeiro

Conselho Deliberativo