A Associação Caatinga participou, no dia 7 de agosto de 2025, de uma oficina técnica voltada à construção colaborativa de um diagnóstico sobre o uso do fogo na região da Serra da Ibiapaba. A iniciativa integra o processo de elaboração do Plano de Manejo Integrado do Fogo, que tem como objetivo orientar estratégias eficazes de prevenção e controle de incêndios florestais.
Promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a oficina foi realizada no município de Piracuruca (PI), dentro do território da Área de Proteção Ambiental da Serra da Ibiapaba, e reuniu diversas instituições envolvidas na prevenção e combate aos incêndios no estado do Piauí.
Gilson Miranda, gestor da Reserva Natural Serra das Almas, ressaltou a relevância da participação da Associação Caatinga em construção de planos como este: “A Serra das Almas está localizada no coração da Caatinga, dentro do Planalto da Ibiapaba, e integrar redes colaborativas como essa é fundamental para fortalecer a proteção na região. Uma das grandes vantagens é a ampliação da conectividade entre áreas naturais por meio dos corredores ecológicos, ou seja, faixas de vegetação nativa que ligam fragmentos de Caatinga e permitem o deslocamento de espécies, além de favorecer a regeneração dos ecossistemas.”
Serra da Ibiapaba: uma vasta área protegida
Com cerca de 1,6 milhão de hectares, a Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba é uma das maiores unidades de conservação do bioma Caatinga, abrangendo também áreas de Cerrado e Mata Atlântica nos estados do Ceará e Piauí. A unidade estende-se por 32 municípios e protege ecossistemas diversos, além de importantes mananciais hídricos, fundamentais para o equilíbrio ambiental da região.
A Associação Caatinga integra o Conselho Consultivo da APA Serra da Ibiapaba, espaço de articulação que reúne instituições dos setores público, privado e da sociedade civil para discutir e promover temas como a gestão de unidades de conservação e o relacionamento com as comunidades do entorno. Além da Associação Caatinga, outras entidades participam do conselho: IBAMA, ICMBio, Cáritas. Instituto Federal do Ceará, entre outras.
Reserva Natural Serra das Almas: um refúgio para a biodiversidade da Caatinga
Localizada na divisa entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) é uma das principais áreas privadas de conservação do bioma Caatinga. Com 6.285 hectares protegidos, a reserva é mantida pela Associação Caatinga e está diretamente ligada à preservação da biodiversidade do semiárido, além de abrigar espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda e o tatu-bola.
Além de ser um refúgio ecológico, a Serra das Almas contribui para a mitigação das mudanças climáticas, com mais de 1,6 milhão de toneladas de carbono estocadas e proteção de recursos hídricos da região. O espaço também é referência para pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo.
Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.


