Caatinga, a floresta que é a cara do Brasil

O Brasil possui 6 regiões naturais distintas, chamadas de biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal. Todos os biomas que ocorrem no Brasil estendem suas fronteiras para além do limite do país, com exceção da Caatinga, que é o único que se encontra exclusivamente no território brasileiro.

O que é Caatinga?

A Caatinga é o domínio morfoclimático que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os indígenas, povos originários da região, a chamavam assim porque, na estação seca, a maioria das plantas perde suas folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí vem o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” traduzido do tupi. No período chuvoso, a paisagem muda de esbranquiçada para variados tons de verdes com a rebrota das folhas das árvores e com o surgimento de diversas plantas nas primeiras chuvas.

Única floresta 100% brasileira
A área de Caatinga equivale a cerca de 10,1% do território nacional

A área da Caatinga corresponde a 862.818km² (IBGE, 2019), e a totalidade de seus limites encontra-se dentro do território brasileiro. Ou seja, seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhuma outra região do mundo.

Abrange 9 estados do Brasil: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também a faixa norte de Minas Gerais. Isso equivale a cerca de 10,1% do território nacional e 53,49% da região Nordeste. Cerca de 28 milhões de pessoas vivem nesse ambiente, desfrutando de serviços ecossistêmicos, como: provisão de água, solos para cultivo, abrigo, matérias-primas, regulação climática, alimentos e ciclagem de nutrientes, polinização, estocagem de carbono, purificação da água e do ar, local de recreação e mais.

De todos os estados onde a Caatinga ocorre, o Ceará é o único que está 100% dentro do domínio da Caatinga, apesar de haver enclaves das outras vegetações.

O Clima e as chuvas

O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. As temperaturas médias são elevadas (entre 25° e 30°C), e a precipitação é baixa, alcançando entre 400 e 1200mm por ano. Contudo, dada sua heterogeneidade geográfica, algumas faixas de planaltos podem ter temperaturas médias mais baixas, com precipitação de até 1800mm por ano (TABARELLI et al., 2018).

O período chuvoso é curto, de 3 a 5 meses de duração, geralmente de janeiro a maio. As chuvas são torrenciais e irregulares concentradas nesses primeiros meses do ano. O período seco ou estiagem ocorre, na maior parte do ano, de 7 a 9 meses, entre junho e dezembro.

O semiárido é uma das regiões secas mais quentes do planeta. No período seco, a temperatura do solo pode chegar a 60°C. O sol forte acelera a evaporação das águas dos lagos e rios. A luminosidade na Caatinga é muito elevada, por volta de 2.800 horas de luz solar por ano.

Os solos e relevo

Os solos do domínio das Caatingas formam um mosaico complexo de diferentes tipologias. Há solos rochosos e rasos, como o da Depressão Sertaneja; solos profundos e arenosos; solos com baixa fertilidade, como o da Ibiapaba, e aqueles altamente férteis, como o da chapada cárstica do Apodi, que abrange o Ceará e o Rio Grande do Norte.

Cerca de 70% dos terrenos da Caatinga são de origem cristalina (um tipo de rocha matriz dura e muito antiga que não favorece a acumulação de água) sendo os outros 30% representados por terrenos sedimentares, que possuem boa capacidade de armazenamento de águas subterrâneas. Por causa da variedade dos solos e do relevo, é possível encontrar, na Caatinga, uma diversidade de paisagens. A variedade de solos da Caatinga permite o desenvolvimento de uma diversidade vegetal adaptada para esses ambientes.

RASO E PEDREGOSO
O tipo de solo mais comum é o raso e pedregoso, que apresenta plantas de baixo porte (arbustos) e cactáceas. É comum este solo sob a depressão sertaneja, a porção mais plana do relevo.
SERRAS E CHAPADAS
As serras e as chapadas são as porções mais altas. Possuem clima ameno e maior umidade devido às chuvas, permitindo desenvolvimento de matas maiores e mais fechadas.
LAJEDOS
Em alguns lugares existem afloramentos de rochas chamados de “lajedos” que atuam ecologicamente como desertos e como locais onde se desenvolvem plantas suculentas, como cactáceas e bromélias.

Fitofisionomias da Caatinga
fito=planta e fisionomia=aparência

A Caatinga não é homogênea. Ela possui uma variedade de vegetações classificadas como fitofisionomias (aspecto visual da vegetação), por isso é comumente denominada por Caatingas, no plural.

  • Caatinga arbórea – É a verdadeira caatinga dos índios tupi: florestas altas com árvores que chegam a 20 metros de altura, que, na estação chuvosa, formam uma copa contínua e uma mata sombreada em seu interior.
  • Caatinga arbustiva – Ocorre em áreas mais baixas e planas, com árvores mais baixas, de até 8m de altura, associadas a cactáceas, como o xique-xique, o faxeiro e as bromélias, como a macambira e o croatá.
  • Mata seca – Floresta que ocorre nas encostas e nos topos das serras e chapadas. As árvores dessa mata perdem as folhas em menor proporção durante a seca.
  • Carrasco – Vegetação que só ocorre a oeste da Chapada da Ibiapaba e ao sul da Chapada do Araripe, com arbustos de caules finos, tortuosos e emaranhados difíceis de penetrar.
Os rios da Caatinga

A maioria dos rios na Caatinga é intermitente, ou seja, correm apenas durante o período das chuvas, ficando sem água corrente durante a estação seca. Os rios perenes, aqueles que permanecem com água corrente o ano todo, são menos frequentes. Um rio perene de grande porte e bastante conhecido é o rio São Francisco1. Outros rios, também muito conhecidos e importantes, são o Parnaíba e o Jaguaribe.

Na formação dos rios, as nuvens de chuvas vindas do litoral são barradas pelas serras e as chapadas mais altas, onde a água da chuva se infiltra e escoa, originando nascentes de encosta e pés de serra úmidos.

Por que a Caatinga é única?

No mundo, existem outras regiões semiáridas, como, por exemplo, no Chile, na Ásia e na África, que compartilham características semelhantes do clima semiárido e do regime irregular de chuvas. Porém, quando os cientistas compararam as espécies daqui com as dessas regiões, verificaram que as nossas espécies não apenas eram diferentes e exclusivas, como também apresentavam uma diversidade bem maior.

A variedade das rochas fez com que diferentes solos fossem formados na Caatinga (com diferentes minerais, profundidades, texturas e com maior ou menor capacidade de reter água). O clima da região, com longos períodos secos, permitiu que apenas as plantas com adaptações para suportar a deficiência de água prosperassem. O contato com diferentes formações vizinhas, como o cerrado e as florestas amazônica e atlântica, contribuiu para a formação desse cenário de condições tão específicas da Caatinga, onde puderam surgir espécies endêmicas.

1
A perda de habitat e a caça são os principais fatores de perigo para as espécies de mamíferos. Dez espécies de mamíferos de Caatinga estão incluídas na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção. Nesse contexto, destaca-se o grupo dos felinos: das seis espécies registradas no bioma (onça-parda, jaguatirica, gato-do-mato-pequeno, gato-mourisco, gato-maracajá e onça pintada); apenas o gato-mourisco não está ameaçado de extinção.
2
A fauna de mamíferos do bioma Caatinga possui 133 espécies registradas, das quais 11 são endêmicas.
3
São 548 espécies de aves registradas na Caatinga, sendo que cerca de 1/3 dessas espécies são endêmicas.
4
Um dos mais surpreendentes grupos de animais da Caatinga é o peixes, que apresenta 386 espécies, dentre as quais a estimativa é de que 203 sejam endêmicas, ou seja, só ocorrem na Caatinga, e 371 sejam espécies nativas. Do número total, apenas 15 espécies que ocorrem na Caatinga foram introduzidas.
5
Estudos recentes identificaram na Caatinga: 79 espécies de lagartos (Mesquita et al., 2017) 114 espécies de serpentes (Marques et al., 2017) e 03 espécies de crocodilianos (Correia et al., 2021)
6
Ao todo, são 98 espécies conhecidas. Destas, cerca de 20 são endêmicas.
7
As abelhas são importantes agentes polinizadores das plantas, ajudando na reprodução e manutenção da floresta. À medida que visitam as flores, contribuem para a troca de pólen e para a fecundação, necessária para o surgimento das sementes e renascimento de novas plantas.
8
As formigas atuam como importantes agentes dispersores de sementes das plantas. Esta é uma ação importante, pois possibilita que as sementes cheguem a lugares distantes da planta-mãe e, muitas vezes, escapem do fogo.
9
Na Caatinga, existem aproximadamente 3150 espécies de plantas com flores, destas, aproximadamente 720 são endêmicas.
Arquivos para download