Maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará

Nossa história iniciou a partir da criação do Fundo para a Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson (in memoriam) para a proteção da Carnaúba, árvore símbolo dos estados do Ceará e Piauí. Com este propósito foi fundada em 1998 a Associação Caatinga.

O nosso primeiro projeto foi constituir uma área preservada que viesse a proteger o habitat da Carnaúba. Esta área é a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno.

São 6.285,38 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.

Informações da Serra das Almas

  • Altitude: 290 a 750 metros
  • Coordenadas: 5°15’e 5°00’ Sul e 40°15’e 41°00’ Leste
  • Clima: Tropical Quente Semiárido Brando
  • Vegetação: Caatinga Arbórea, Mata Seca e Carrasco
  • Estoque de CO2: 1.647.239,37 de tonelada
  • Escoamento evitado por ano: 4,8 bilhões de litros
  • Número de nascentes: cinco
  • Pluviosidade: média de 800mm por ano
1
A sede da Reserva fica a 50 km da cidade de Crateús e o percurso é realizado em 1h20 se feito de carro. Já de Buriti dos Montes fica a 34,3 km e o percurso é realizado em 56 min (de carro). (Não fornecemos o translado)
2
FLORA: Foram registradas 793 espécies de plantas até o momento, distribuídas em três tipos de vegetação: Caatinga Arbórea (árvores que chegam a alcançar 20 metros de altura), Carrasco (arbustos de caules finos e emaranhados) e Mata Seca (floresta alta que ocorre no topo e encosta das serras).
3
FAUNA: Abriga várias espécies, inclusive endêmicas e ameaçadas de extinção. No último levantamento foram encontradas 49 espécies de mamíferos, 235 de aves, 52 de répteis e 33 de anfíbios.
4
A Serra das Almas abriga 5 nascentes e evita o escoamento de 4,8 bilhões de litros d’água por ano.
5
A Reserva Natural Serra das Almas estoca 1.647.239,37 tonelada de carbono e sequestra anualmente 2.290,67 toneladas de CO2 da atmosfera.
6
Das 6 espécies de felinos da Caatinga, 4 já foram registradas na Serra das Almas: Onça-parda (Puma concolor), Jaguatirica (Leopardus pardalis), Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e Gato-mourisco (Puma yagouaroundi).
7
A serra das Almas possui sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real. Também oferece alojamento com refeitório, dormitório, laboratório, auditório, torre de observação, viveiros de produção de mudas nativas e meliponário. A RNSA dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana, mas é preciso agendar com, pelo menos, 4 dias antecedência.

Estrutura

SEDE

Localizada na parte alta da Reserva (Planalto da Ibiapaba), onde se encontra o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) Profa. Maria Angélica Figueiredo. Possui capacidade de hospedagem para até 36 pessoas e toda a estrutura é alimentada por energia solar. O espaço possui refeitório, dormitório, loja física e saída para as cincos principais trilhas ecológicas: Arapucas, Macacos, Lajeiro, Gameleira e o circuito acessível.

CENTRO ECOLÓGICO SAMUEL JOHNSON

Situado na parte baixa da Reserva (Sertão de Crateús). Possui alojamento para 16 pessoas, refeitório, laboratório, auditório para 30 pessoas, torre de observação, viveiros de produção de mudas nativas, meliponário e duas trilhas ecológicas: Açude e Encosta. Também funciona como Centro de Difusão Ambiental, um espaço para exposição das tecnologias sustentáveis e de realização de cursos e palestras.

TRILHA DA ENCOSTA
Com 8km de extensão até convergir com a trilha das Arapucas, totalizando 11km. Atravessa uma exuberante floresta de Caatinga Arbórea, passa pelo nosso meliponário e segue com uma caminhada leve até a escalada pela encosta do Planalto da Ibiapaba. É um caminho de alta dificuldade, com subidas íngremes e extensas.
TRILHA DO LAJEIRO
Com extensão de 1,5km, sem subidas íngremes é considerada leve e logo no início cruza o riacho Melancias. Proporciona a transição entre as diferentes fitofisionomias da Caatinga. Ao final da trilha encontra-se o Lajeiro: um afloramento rochoso composto por rochas areníticas e pequenas ilhas de vegetação.
CIRCUITO ACESSÍVEL
Com cerca de 500 metros, o circuito foi construído com material reforçado e com a largura necessária para comportar as dimensões de cadeiras de rodas e outros dispositivos usados por pessoas com baixa mobilidade: muletas, bengalas e andadores.
TRILHA DA GAMELEIRA
Possui 7,9km de extensão, é apropriada para o ciclismo (mountain bike). A trilha apresenta a fitofisionomia Mata Seca em toda a sua extensão. Ao final possui uma belíssima vista panorâmica e a imensa e frondosa gameleira, arvore centenária e a maior da região.
TRILHA DAS ARAPUCAS
Possui 6,5km de extensão, considerada moderada e requer um bom preparo físico, apesar de não haver subidas íngremes e solo acidentado, atravessa a fitofisionomia da Mata Seca. No final da trilha há dois mirantes com vista panorâmica para o sertão de Crateús, uma das mais belas vistas da Unidade, onde se pode observar toda sua área localizada na depressão sertaneja .
TRILHA DOS MACACOS
Com 2km de extensão, possui piso irregular e lugares onde é necessário usar as mãos para equilíbrio. Possui esse nome devido a facilidade de se encontrar macacos-prego em seu percurso. A vegetação típica encontrada é caracterizada como Mata Seca. As árvores são de grande porte e ao final da trilha há uma antiga casa de farinha, um espaço histórico. Essa trilha possui um mirante com alto nível de dificuldade, pois requer esforço para subida junto ao paredão de rocha da serra.

Tour Virtual

Faça seu agendamento

Faça seu agendamento para visitar a Reserva Natural Serra das Almas. O agendamento deve ser realizado com pelo menos 4 dias de antecedência.

Visitação Reserva Natural Serra das Almas

Agenda sua visita para a Reserva Natural Serra das Almas pelo Whatsapp.

Whastapp