Skip to main content

Fortalecer a cadeia da carnaúba, promovendo sustentabilidade, trabalho digno e conservação da Caatinga.

O projeto tem como objetivo qualificar e fortalecer a cadeia produtiva da carnaúba, promovendo o manejo sustentável da espécie e melhores condições de trabalho para os extrativistas do município de Miraíma (CE).

Por meio da difusão e implementação de boas práticas nos pequenos negócios rurais, a iniciativa busca gerar impacto ambiental positivo, inclusão produtiva e valorização do saber local.

O projeto ‘Carnaúba Sustentável: Qualificação e Desenvolvimento Socioprodutivo nos Pequenos Negócios Rurais’ é realizado pela Associação Caatinga com o apoio do Sindcarnaúba e patrocínio do Sebrae e da FIEC.

Contextualização

Conhecida como a “Árvore da Vida”, a carnaúba é símbolo do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte e um dos maiores patrimônios naturais do semiárido. Da palha ao pó cerífero, tudo na carnaúba tem utilidade, na renda, no artesanato, na indústria e na conservação ambiental.

Além de seu valor econômico, a cera de carnaúba está entre os principais produtos de exportação agrícola do Ceará. A palmeira é essencial ao equilíbrio da Caatinga: protege o solo, conserva rios, abriga fauna e captura carbono.

Mas a cadeia produtiva enfrenta desafios como alta informalidade, vulnerabilidade social, desmatamento, baixa produtividade e pouco acesso à informação por parte dos produtores, comunidades e trabalhadores carnaubeiros. No intento de contribuir para a superação desses desafios, o projeto fortalecerá pequenos negócios rurais em Miraíma (CE), promovendo a qualificação da cadeia produtiva da carnaúba ante os mercados nacional e internacional.

Objetivo geral

Qualificar a cadeia produtiva da carnaúba por meio de processo educativo, capacitação, assistência técnica e monitoramento em pequenos negócios rurais de Miraíma (CE) a fim de constituir uma experiência modelo, com potencial de replicabilidade.

Objetivos específicos

  • Diagnóstico e planejamento nos pequenos negócios rurais em Miraíma(CE) e mapeamento de carnaubais.
  • Assessoria técnica para inclusão das boas práticas ambientais, trabalhistas e produtivas de manejo do carnaubal.
  • Capacitações, treinamentos e intercâmbios para agregação de valor e diversificação das fontes de renda.
  • Monitoramento de tecnologia e inovação com foco na melhoria da eficiência do processo produtivo.

Ciclos do projeto

Ciclo 01
Planejamento, mapeamento e rastreabilidade.

Ciclo 02
Saúde e segurança no trabalho e assistência técnica durante a safra.

Ciclo 03
Boas práticas ambientais (produção de mudas, recomposição de carnaubais e controle de pragas), beneficiamento da palha e produção de artesanatos, dia de campo e intercâmbio de experiências.

Linhas temáticas do projeto

Bioeconomia e negócios sustentáveis

Abrange iniciativas que impulsionam cadeias produtivas sustentáveis e modelos de negócio baseados no uso responsável da sociobiodiversidade, promovendo geração de renda, inovação, valorização dos saberes locais e conservação dos recursos naturais.

Educação ambiental e relacionamento comunitário

Compreende ações educativas e de engajamento social que difundem o conhecimento sobre a Caatinga, utilizando metodologias e abordagens adaptadas aos mais diversos públicos, como educadores, estudantes, agricultores, produtores, trabalhadores rurais, mulheres, crianças e jovens.

Equidade de gênero

Foca em ações que promovem a participação de mulheres, a capacitação para o empreendedorismo feminino e o fortalecimento da equidade em contextos locais e rurais.

Resiliência e justiça climática

Abrange iniciativas que fortalecem a capacidade de adaptação frente às mudanças climáticas e buscam promover equidade no acesso a direitos socioambientais. Envolve a proteção de territórios, a segurança hídrica e ações de justiça ambiental, incluindo capacitações para as comunidades, com valorização dos saberes locais e estímulo ao protagonismo social.

Restauração florestal

Concentra atividades de recuperação de áreas degradadas, coleta e beneficiamento de sementes, plantio de espécies nativas, manejo da vegetação e fortalecimento da cobertura vegetal para a regeneração da Caatinga.
Este projeto contribui diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares.
Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

Saiba mais