Skip to main content

Ampliar o protagonismo e a participação ativa das mulheres rurais.

O projeto busca ampliar a participação e fortalecer o protagonismo das mulheres das comunidades rurais acompanhadas pela Associação Caatinga (AC) no semiárido brasileiro.

Voltado tanto para o fortalecimento comunitário quanto institucional, o projeto incorpora a perspectiva de gênero de forma transversal nas ações da AC. A ideia é contribuir para práticas mais justas, inclusivas e alinhadas aos desafios climáticos da região.

O projeto ‘Elas pela Caatinga: fortalecendo a diversidade na agenda climática’ é realizado pela Associação Caatinga com o apoio da ONU Mulheres e do Grão-Ducado de Luxemburgo.

Área de atuação

A iniciativa terá duração de 12 meses e será realizada prioritariamente nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação gerida pela Associação Caatinga.

Objetivo geral

Fortalecer a capacidade institucional da Associação Caatinga na transversalização de gênero em sua agenda de clima e meio ambiente, ampliando também o protagonismo e a participação ativa das mulheres rurais de comunidades alcançadas pelas ações da AC.

Atividades previstas

  • Realizar capacitação da equipe interna da AC em diversidade, gênero e meio ambiente;
  • Adotar avaliação de gênero em projetos da Associação Caatinga;
  • Produzir materiais de comunicação com enfoque em equidade de gênero e valorização das mulheres do semiárido;
  • Realizar capacitações para mulheres das comunidades apoiadas pela AC e para a equipe feminina da instituição, abordando temas como liderança, direitos, protagonismo feminino e desenvolvimento pessoal;
  • Realizar capacitação para mulheres da equipe técnica em comunicação estratégica, incluindo treinamento de porta-vozes para ampliar a participação das mulheres em espaços institucionais e comunitários;
  • Adquirir equipamentos para registro de ações e fortalecimentos de linhas institucionais conduzidas por mulheres (pesquisa, educação ambiental e comunicação).

Linhas temáticas do projeto

Equidade de gênero

Foca em ações que promovem a participação de mulheres, a capacitação para o empreendedorismo feminino e o fortalecimento da equidade em contextos locais e rurais.

Bioeconomia e negócios sustentáveis

Abrange iniciativas que impulsionam cadeias produtivas sustentáveis e modelos de negócio baseados no uso responsável da sociobiodiversidade, promovendo geração de renda, inovação, valorização dos saberes locais e conservação dos recursos naturais.

Educação ambiental e relacionamento comunitário

Compreende ações educativas e de engajamento social que difundem o conhecimento sobre a Caatinga, utilizando metodologias e abordagens adaptadas aos mais diversos públicos, como educadores, estudantes, agricultores, produtores, trabalhadores rurais, mulheres, crianças e jovens.

Resiliência e justiça climática

Abrange iniciativas que fortalecem a capacidade de adaptação frente às mudanças climáticas e buscam promover equidade no acesso a direitos socioambientais. Envolve a proteção de territórios, a segurança hídrica e ações de justiça ambiental, incluindo capacitações para as comunidades, com valorização dos saberes locais e estímulo ao protagonismo social.
Este projeto contribui diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Saiba mais