Skip to main content

A Associação Caatinga participou, entre os dias 12 e 14 de setembro, da III Festa Estadual da Colheita, realizada pela Rede de Intercâmbio de Sementes (RIS) e pela Cáritas Brasileira Regional Ceará. O evento, que aconteceu no Distrito de Alencar, em Iguatu (CE), com o tema Sementes Crioulas e Ecologia Integral, reuniu agricultores, organizações sociais e instituições ligadas à conservação socioambiental.

Além disso, o encontro possibilitou um diálogo direto com agricultores e instituições presentes, fortalecendo a troca de saberes e experiências sobre a recuperação de áreas degradadas e estratégias de conservação da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro.

No dia 13, a Associação Caatinga foi responsável por ministrar uma oficina sobre “recaatingamento”, metodologia que busca mitigar os efeitos da desertificação no semiárido por meio de técnicas de restauração florestal. Durante a atividade, os participantes puderam conhecer práticas inovadoras de reflorestamento, ações de educação ambiental e iniciativas de criação de unidades de conservação.

Segundo Francisco Antônio, analista de projetos socioambientais da Associação Caatinga, a presença da instituição em espaços como esse amplia as ações de conservação do bioma. “Eventos como a Festa Estadual da Colheita são fundamentais porque nos permitem compartilhar conhecimento, aprender com a sabedoria das comunidades e fortalecer parcerias para proteger a Caatinga e enfrentar os desafios da desertificação”, destacou.