Skip to main content

A Associação Caatinga marcou presença no lançamento da expansão da Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS), mecanismo financeiro criado para apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável e que agora também passa a abranger o bioma Caatinga. O evento aconteceu na última terça-feira (19), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, reunindo representantes dos setores público, privado e da sociedade civil.

Já em operação na Amazônia, a FAIS mobiliza recursos de fundos nacionais e internacionais para projetos sustentáveis. A expansão no Ceará ocorre a partir de uma parceria entre a FIEC e o Instituto Amazônia+21, com o objetivo de mobilizar recursos privados e filantrópicos para iniciativas socioambientais, incluindo cadeias produtivas, transição energética, agricultura de baixo carbono, segurança hídrica, bioeconomia e proteção da biodiversidade, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do bioma.

Com a chegada da FAIS à Caatinga, a expectativa é atrair investimentos para áreas como bioeconomia, energia renovável, agricultura de baixa emissão de carbono, turismo sustentável e desenvolvimento territorial.

Durante o encontro, o diretor executivo da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, reforçou a importância estratégica dessa expansão para o semiárido brasileiro.

Nosso objetivo é contribuir para a restauração do bioma e apoiar a criação de novas Unidades de Conservação. A Caatinga é única no mundo e merece estar no centro das políticas de sustentabilidade. A expansão desse mecanismo de investimento representa um marco transformador.

Caatinga no centro das soluções climáticas

Pesquisas indicam que a Caatinga é um dos biomas brasileiros com maior potencial de captura de carbono e abriga oportunidades significativas para projetos de restauração e geração de renda sustentável. Com a expansão da FAIS, espera-se viabilizar centenas de iniciativas de impacto, capazes de promover benefícios ambientais de longo prazo e desenvolvimento socioeconômico para comunidades locais.