Skip to main content

Em comemoração ao Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a Associação Caatinga participará do evento “Biodiversidade, Clima e Geração de Renda no Contexto das RPPNs”, que será realizado no dia 30 de janeiro, no Auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília (DF).

O encontro tem o objetivo de reconhecer a importância das RPPNs para a conservação da biodiversidade, promover a troca de experiências, fortalecer parcerias institucionais e dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas por proprietários(as), organizações e instituições comprometidas com a proteção do patrimônio natural brasileiro.

A Associação Caatinga será representada por Daniel Fernandes, diretor executivo da instituição, e por Samuel Portela, coordenador de Conservação da Biodiversidade, que abordarão o cenário de criação de RPPNs no bioma Caatinga e a relevância de fortalecer esse instrumento de conservação em nível nacional.

Apesar de a Caatinga ser um dos biomas semiáridos mais biodiversos do mundo, sua proteção legal ainda é extremamente limitada. Menos de 10% do território está coberto por Unidades de Conservação, sendo a maioria sob o regime de uso sustentável e pouco mais de 2% enquadrado em categorias de proteção integral. Além disso, poucos instrumentos de conservação conseguem aproveitar, de forma efetiva, o enorme potencial existente em áreas privadas. Por isso, debater RPPNs em âmbito federal é estratégico para mudar esse cenário regional”, afirma Samuel Portela.

Programação e destaques

A programação do evento contará com momentos institucionais, apresentações técnicas e espaços de diálogo. Estarão em pauta:

  • Trilhas de longo curso e seus benefícios para as Unidades de Conservação;
  • Cotas de Reserva Ambiental e os próximos capítulos para as RPPNs;
  • Crédito de carbono em RPPNs, com destaque para o caso do Projeto Cristalino;
  • Créditos de Biodiversidade, com destaque para o projeto das RPPNs da SPVS, no Paraná.

Além disso, o evento deve fortalecer redes de cooperação entre gestores públicos, proprietários(as) e organizações da sociedade civil, bem como ampliar a visibilidade das RPPNs como estratégia de conservação aliada à geração de renda.

Inscrições

As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio de formulário digital:
https://docs.google.com/forms/d/1t1mNRfE9xyYUY2prqjvX7Z4V6Yq42xJe4QKRE1_21Pc/viewform

Realização

O evento é uma realização da FUNATURA e do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto GEF Áreas Privadas, com apoio do ICMBio.