A Associação Caatinga (AC) realizou, em dezembro, um treinamento de mídia voltado para seus colaboradores. A formação foi realizada pela AD2M Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa da AC. A ação contou com recursos de dois projetos conduzidos pela Associação Caatinga: o projeto “No Clima da Caatinga” e o projeto “Elas pela Caatinga: fortalecendo a diversidade na agenda climática”, iniciativas socioambientais que, além de promover conservação, fortalecem as habilidades de comunicação da equipe.
O encontro teve o objetivo de aprimorar habilidades essenciais para entrevistas, conversas com jornalistas, palestras e reuniões. Além disso, a capacitação orientou a equipe sobre como transformar conhecimentos técnicos em mensagens simples, diretas e compreensíveis. Segundo Kelly Cristina, coordenadora de comunicação da Associação Caatinga, o treinamento reforça a importância de ampliar o alcance das informações produzidas pela organização e fortalecer seu papel como fonte qualificada na pauta socioambiental.
“Esse treinamento foi um momento importante para fortalecer nossas habilidades de fala em público e de relacionamento com a imprensa. Esse tipo de preparação ajuda a trazer mais segurança para os colaboradores da Associação Caatinga para que eles e elas transformem a nossa atuação diária em pautas de qualidade para jornais locais, regionais e nacionais”, afirma Kelly Cristina.
Mauro Costa, diretor da AD2M, destacou a relevância de organizações ambientais investirem em capacitação comunicacional, especialmente em um cenário onde a circulação de informações é cada vez mais dinâmica. “A comunicação está cada vez mais dinâmica e exige preparo. Por isso, é essencial que organizações invistam em capacitação para que seus porta-vozes transmitam mensagens claras e estratégicas”, ressaltou Mauro.
O treinamento foi dividido entre módulos teóricos e práticos, com foco em imprensa, redes sociais e exercícios de oratória e simulação de entrevistas, além de gravações para conteúdos digitais.
Sobre o projeto No Clima da Caatinga
O projeto No Clima da Caatinga busca reduzir os impactos do aquecimento global por meio de ações integradas que fortalecem a conservação do bioma, promovem a adaptação climática de comunidades rurais de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), protegem recursos hídricos, resguardam a biodiversidade e impulsionam a sociobioeconomia local.
O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Sobre o projeto Elas pela Caatinga
O projeto Elas pela Caatinga tem como objetivo fortalecer a capacidade institucional da Associação Caatinga na transversalização de gênero em sua agenda de clima e meio ambiente, ampliando também o protagonismo e a participação ativa das mulheres rurais de comunidades alcançadas pelas ações da AC.
O projeto ‘Elas pela Caatinga: fortalecendo a diversidade na agenda climática’ é realizado pela Associação Caatinga com o apoio da ONU Mulheres e do Grão-Ducado de Luxemburgo.








