A Associação Caatinga manifesta profundo pesar pelo falecimento de Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo desta instituição, grande industrial e líder ambientalista com forte vocação para promover o bem-estar coletivo.
Na sua jornada como ambientalista e defensor da Caatinga, Dr. Roberto Macêdo foi membro do Conselho Deliberativo da The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores ONGs ambientalistas do mundo. Foi o primeiro presidente da Associação Caatinga e responsável pela formação do Conselho Deliberativo, composto por notáveis ambientalistas que fez questão de escolher considerando a meritocracia e suas contribuições à pauta ambiental no Ceará.
À frente da Associação Caatinga, atuou com altivez e abnegação. Emprestou-nos e cultivou valores como ética, transparência, humildade, empatia, liderança, compromisso, resiliência e paixão pela causa socioambiental. Lembraremos e levaremos este legado conosco nesta jornada de proteção da Caatinga.
Roberto Macêdo criou a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Maciço de Baturité, um enclave de Mata Atlântica no Ceará, a Reserva Natural Sítio Palmeiras, com 75,47 hectares. Foi responsável pela criação da RPPN Fazenda Belém, segunda maior do Ceará, com mais de 2.900 hectares. Como colunista do Jornal O Povo, retratou, em diversos artigos, a importância da proteção do meio ambiente e da valorização da Caatinga. A compilação desses textos gerou o livro Made in Ceará, que dedicou um capítulo ao meio ambiente. Além disso, foi laureado com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, maior comenda ambiental do Ceará.
Enquanto esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), promoveu a internalização das temáticas ambientais, sociais e de sustentabilidade junto ao setor produtivo. Dr. Roberto mostrou que podemos seguir juntos de forma sustentável na busca por um mundo melhor.
Sua partida deixa enorme e dolorosa saudade, mas também gratidão e um compromisso que assumo à frente da Associação Caatinga: dar seguimento ao seu legado e seguir firme nos propósitos defendidos por você. Sou grato a Deus por ter gozado da sua amizade e por você ter, de forma tão generosa, contribuído para minha formação profissional e cidadã. Enquanto escrevo, lembro que, após as reuniões do Conselho Deliberativo, você sempre dizia sair reenergizado e que gostava de dedicar seu tempo à Caatinga.
A Associação Caatinga expressa solidariedade à família e amigos. Que Deus possa consolá-los neste momento de dor.
Daniel Fernandes Costa
Diretor Executivo
Associação Caatinga


