Skip to main content

Assegurar a proteção da Reserva Natural Serra das Almas

O projeto ‘Conservação da Reserva Natural Serra das Almas’ busca assegurar a proteção da Reserva Natural Serra das Almas, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará (RPPN).

Com uma área de 6.245 hectares, a Serra das Almas contribui com a proteção de uma representativa área de Caatinga, mantendo a sua biodiversidade e serviços ecossistêmicos (sequestro e estoque de carbono, produção de água etc.) fundamentais para comunidades circunvizinhas a RPPN. O projeto é realizado pela Associação Caatinga com patrocínio do The Nature Conservancy e SC Johnson. 

Atividades

São realizadas atividades de educação ambiental, disseminação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido, pesquisa, monitoramento de fauna, fiscalização e ações preventivas para inibir crimes ambientais e incêndios florestais.

Principais ações

  • Monitoramento da Serra das Almas;
  • Enriquecimento de áreas florestais com plantio de espécies nativas da Caatinga;
  • Capacitações e formação de brigadas de combate a incêndios florestais;
  • Fomento à pesquisa com fauna, flora, carbono e escoamento evitado de água;
  • Promoção ao ecoturismo e educação ambiental.

Resultados do projeto

6

hectares de Caatinga preservados

1164

espécies protegidas

4

litros de água – volume de escoamento evitado anualmente

1

toneladas de CO2 estocado

Linhas temáticas do projeto

Bioeconomia e negócios sustentáveis

Abrange iniciativas que impulsionam cadeias produtivas sustentáveis e modelos de negócio baseados no uso responsável da sociobiodiversidade, promovendo geração de renda, inovação, valorização dos saberes locais e conservação dos recursos naturais.

Fomento à pesquisa

Abrange o fomento à pesquisa por meio de assessoramento técnico, produção científica, monitoramento ambiental e elaboração de planos para a conservação e manejo de espécies e ecossistemas.

Proteção da biodiversidade, da água e do clima

Compreende ações que contribuem diretamente para a conservação da biodiversidade, proteção de nascentes e manutenção de serviços ecossistêmicos, como sequestro de carbono, balanço hídrico e adaptação às mudanças climáticas, incluindo iniciativas de pagamentos por serviços ambientais.

Resiliência e justiça climática

Abrange iniciativas que fortalecem a capacidade de adaptação frente às mudanças climáticas e buscam promover equidade no acesso a direitos socioambientais. Envolve a proteção de territórios, a segurança hídrica e ações de justiça ambiental, incluindo capacitações para as comunidades, com valorização dos saberes locais e estímulo ao protagonismo social.
Este projeto contribui diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

Saiba mais sobre o projeto