Skip to main content

Contribuir com a proteção da Caatinga e de sua biodiversidade, promovendo adaptação climática para famílias do semiárido.

O projeto No Clima da Caatinga visa reduzir os impactos do aquecimento global por meio de ações integradas que abrangem a conservação do bioma, a adaptação climática de comunidades rurais, a proteção de recursos hídricos, da biodiversidade e o fortalecimento da sociobiodiversidade, reconhecendo a importância das comunidades locais na manutenção dos ecossistemas.

Criado em 2011, o No Clima da Caatinga atua em oito municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, com incidência direta em sete microbacias hidrográficas localizadas em Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A base de atuação é a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará, com 6.285 hectares de Caatinga preservada e reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Caatinga. Gerida pela Associação Caatinga e abrangendo também o Piauí, a RNSA beneficia diretamente cerca de 4 mil famílias de 40 comunidades rurais.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Objetivo geral

Contribuir para a mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, para a adaptação climática de comunidades rurais envolvidas, para a proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola, por meio de ações integradas de conservação da Caatinga.

Objetivos específicos

  • Ampliar e promover a manutenção de áreas legalmente protegidas por Unidades de Conservação;
  • Implementar ações do Plano de Manejo da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) contribuindo para a manutenção de serviços ecossistêmicos
  • Promover a restauração florestal em áreas da degradadas, fomentar a pesquisa com técnicas de restauração na Caatinga, bem como estimular sistemas produtivos de baixa emissão de carbono;
  • Promover a apropriação de tecnologias sustentáveis de uso e manejo dos recursos naturais da Caatinga e estímulo a sociobiodiversidade visando a adaptação às mudanças climáticas;
  • Promover a educação ambiental contextualizada no ambiente semiárido de forma transversal, prioritariamente para o público de primeira infância, jovens e mulheres.

Resultados do projeto

33

pessoas diretamente atendidas

1038

tecnologias sociais disseminadas

117

mudas de espécies nativas plantadas

6

hectares de Caatinga preservados

15

espécies ameaçadas de extinção protegidas

Linhas temáticas do projeto

Bioeconomia e negócios sustentáveis

Abrange iniciativas que impulsionam cadeias produtivas sustentáveis e modelos de negócio baseados no uso responsável da sociobiodiversidade, promovendo geração de renda, inovação, valorização dos saberes locais e conservação dos recursos naturais.

Criação e gestão de áreas protegidas

Abrange ações voltadas à criação, regularização, planejamento e manejo de Unidades de Conservação, com foco na consolidação territorial, no fortalecimento da governança local e na garantia da conservação a longo prazo.

Educação ambiental e relacionamento comunitário

Compreende ações educativas e de engajamento social que difundem o conhecimento sobre a Caatinga, utilizando metodologias e abordagens adaptadas aos mais diversos públicos, como educadores, estudantes, agricultores, produtores, trabalhadores rurais, mulheres, crianças e jovens.

Equidade de gênero

Foca em ações que promovem a participação de mulheres, a capacitação para o empreendedorismo feminino e o fortalecimento da equidade em contextos locais e rurais.

Fomento à pesquisa

Abrange o fomento à pesquisa por meio de assessoramento técnico, produção científica, monitoramento ambiental e elaboração de planos para a conservação e manejo de espécies e ecossistemas.

Políticas públicas ambientais

Envolve ações de incidência política, apoio à formulação ou regulamentação de leis e políticas ambientais, além de articulações institucionais em rede.
Este projeto contribui diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

Saiba mais sobre o projeto

Documentários do projeto