Tecnologias inovadoras para o plantio de árvores da Caatinga visando o combate à desertificação

O projeto “Restauração da Caatinga: técnicas inovadoras, capacitação de pessoal e fortalecimento de rede de semente” é uma parceria da Associação Caatinga com o Laboratório de Ecologia da Restauração da UFRN, coordenado pela Dra. Gislene Ganade, que desenvolve há mais de uma década pesquisas de ponta sobre restauração da Caatinga e tem desenvolvido tecnologias inovadoras para o plantio de árvores da Caatinga visando o combate à desertificação.

O Projeto é realizado pela Associação Caatinga e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio como agência executora.

Contextualização

As ações empreendidas pelo projeto têm como principal finalidade o início da implementação de um Centro Avançado de Capacitação em Restauração Ecológica da Caatinga. Esse centro visa fomentar a cadeia produtiva da restauração da Caatinga através de três frentes: geração de novas tecnologias para restauração, difusão das informações técnicas para as pessoas envolvidas na cadeia da restauração e fortalecimento de rede de sementes.

Espera-se que após a implementação da estrutura logística e a compilação de informações, esse Centro de Treinamento e os núcleos de rede de sementes se tornem um espaço de aprendizado e expansão tecnológica para a restauração e a convivência harmoniosa e produtiva com o ecossistema da Caatinga nas próximas décadas.

Objetivos

Geral

  • Iniciar a implementação de um Centro Avançado de Capacitação em Restauração Ecológica da Caatinga fomentando a cadeia produtiva da restauração da Caatinga através de 3 frentes: geração de novas tecnologias para restauração, difusão das informações técnicas para as pessoas envolvidas na cadeia da restauração e fortalecimento de rede de sementes.

Específicos

  • Realização de um Curso Avançado Online de Restauração Ecológica da Caatinga para a capacitação de atuais ou futuros gestores públicos e tomadores de decisão federais, estaduais e municipais com o que há de mais moderno e avançado para a restauração efetiva de áreas degradadas da Caatinga. Esse curso será também disponibilizado online para empresas de plantio, proprietários ou cooperativas rurais que desejam recuperar a vegetação degradada de suas propriedades e atores locais que desejam contribuir com seus serviços para a cadeia produtiva da restauração; 
  • Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras de Restauração para fomentar avanços na criação de modelos de restauração mais efetivos; 
  • Criação de dois pontos de treinamento de coletores de sementes, compra das sementes coletadas e estoque de sementes para serem doadas para os Projetos vinculados aos programas de plantio do GEF terrestre.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômica
  • ODS 10 – Redução das desigualdades
  • ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
  • ODS 15 – Vida Terrestre