A Associação Caatinga conta com uma equipe técnica especializada na realização de estudos específicos para elaboração de propostas detalhadas de criação e gestão de Unidades de Conservação (UC), auxiliando os setores privado e público. Até o presente momento, a Associação Caatinga já apoiou 33 Reservas Particulares do Patrimônio Natural, além de cinco UC’s públicas, totalizando mais de 105 mil hectares – uma área equivalente a três vezes o tamanho de Fortaleza.
A criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) é um ato voluntário e louvável de proprietários de terras que acreditam na proteção da biodiversidade e no patrimônio ambiental como grandes riquezas do nosso país e da sociedade. Para ajudar proprietários de terras a concretizar este ato, a Associação Caatinga tem como competência auxiliar no processo de identificação da área para criação da RPPN e realizar todo o acompanhamento do processo até a publicação da Portaria no Diário Oficial da União.
Através desta linha de ação, a Associação Caatinga auxilia no processo de criação de unidades de conservação públicas e privadas e apoia a elaboração e implantação de planos de manejo (documento técnico obrigatório que estabelece as normas e diretrizes da área). Esta linha de ação também desenvolve estudos para o aumento de incentivos econômicos para proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, como o pagamento por serviços ambientais.