A Associação Caatinga participou da 147ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília. O encontro foi aberto pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e reuniu representantes do governo, sociedade civil e setor produtivo para deliberar sobre temas estratégicos para o meio ambiente brasileiro.
A Associação Caatinga foi representada por Marília Nascimento, gerente de programas socioambientais da instituição, que destacou a importância de levar a voz da sociedade civil organizada do semiárido para a maior instância consultiva e deliberativa sobre meio ambiente do Brasil.
”Estar no Conama significa fortalecer a representação da Caatinga em pautas nacionais. É fundamental garantir que instituições do semiárido estejam presentes nas discussões sobre conservação e justiça climática.
Marília Nascimento, gerente de programas socioambientais da Associação Caatinga
Esta foi a última plenária do Conama realizada antes da COP 30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em 2025, em Belém do Pará. Com o objetivo de realizar movimentos de preparação para a COP-30, a plenária reuniu representantes dos cinco biomas brasileiros e contou com deliberações importantes, como a aprovação de regras gerais para a supressão autorizada de vegetação nativa no país.
Articulação da sociedade civil e Justiça Climática
Na véspera da plenária a Associação participou da Reunião da Bancada da Sociedade Civil, encontro preparatório para alinhar posicionamento e atuação estratégica das instituições na última plenária a ser realizada antes da COP 30.
Após a plenária, Marília representou a instituição no Seminário Justiça Climática e Racismo Ambiental: construção dos conceitos e políticas no Brasil, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Conama. O seminário teve como objetivo gerar conhecimento sobre justiça climática, além de promover o diálogo entre os setores para alinhamento técnico e político que visem avanços em marcos regulatórios e políticas públicas discutidas no âmbito do Conama.
Pela primeira vez, o conselho conta com uma Câmara Técnica dedicada ao tema, que vai discutir como a política climática brasileira pode ser incorporada de forma mais justa e inclusiva.
Conama: instância estratégica de decisão
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), criado pela Política Nacional do Meio Ambiente. Com reuniões periódicas, o conselho delibera sobre diretrizes fundamentais para a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais no país.
Sobre a Associação Caatinga
Fundada em 1998, a Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar pessoas a cuidar da natureza. Reconhecida nacionalmente, a instituição atua na criação e gestão de áreas protegidas, restauração florestal, educação ambiental e fortalecimento de comunidades rurais, promovendo soluções para a convivência sustentável com o semiárido.


