Skip to main content

Nesta quarta-feira (21), o Brasil comemora o Dia da Árvore, data que tem o objetivo de chamar a atenção da população para a preservação da natureza. Neste dia tão importante, a Associação Caatinga lança oficialmente o projeto Restaura Caatinga, que alinha técnicas inovadoras de restauração florestal, capacitação de pessoal e promoção da rede de sementes para proteção desse que é o único bioma 100% brasileiro. Uma realização da Associação Caatinga, com o apoio da Celeo, através do projeto Serra de Ibiapaba, e coordenação da VBIO.

A restauração florestal será no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Neném Barros, no município de Crateús (CE). “A RPPN foi criada com o apoio da Associação Caatinga e essa ação de restauração florestal é um desdobramento que vai beneficiar 20 hectares que estão ao redor da área, ou seja, vai contribuir com a recomposição de uma região degradada e vai proteger ainda mais a RPPN. Isso tudo amplia a oferta dos serviços ecossistêmicos gerados a partir da floresta em pé, como o estoque e a remoção de carbono e a segurança hídrica”, explica Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

O Restaura Caatinga contempla quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para superar os maiores desafios do nosso tempo, cuidar do planeta e melhorar a vida de todos: Educação de qualidade (ODS 4), Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e Vida terrestre (ODS 15). O projeto também está alinhado à Década de Recuperação dos Ecossistemas (2021-2030), estabelecida pela ONU.

Cristopher P. Cesar, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Celeo, explica porque o engajamento socioambiental é importante também para empresas privadas: “nós entendemos que todos e todas, incluindo os representantes de instituições privadas, têm responsabilidade sobre o meio ambiente, por isso, a Celeo possui uma política de sustentabilidade que busca desenvolver a proteção da biodiversidade da Caatinga.”

Atividades que serão desenvolvidas
O projeto é dividido em três atividades. A primeira é a realização de um curso avançado de restauração ecológica da Caatinga, de 40h/aula, em formato online, para atores envolvidos na cadeia da restauração do bioma.

A segunda frente de ação é a consolidação da Reserva Natural Serra das Almas como ponto de treinamento de coletores de sementes. Será realizada uma formação de 40h/aula para os coletores, abordando a coleta, o beneficiamento de sementes e a identificação de espécies nativas da Caatinga.

Também será alocado recurso para a aquisição das sementes dos coletores treinados como forma de estimular a atividade e servir como um pontapé inicial para a atuação dos mesmos nessa nova atividade econômica. As sementes serão armazenadas no laboratório existente dentro da RNSA para serem utilizadas nas ações de restauração deste projeto e demais ações de restauração da Caatinga.

A terceira atividade é a restauração de 20 hectares de ecossistemas da caatinga da Reserva Particular do Patrimônio Natural Neném Barros, em Crateús, a partir da técnica desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Instituições envolvidas

  • Associação Caatinga: responsável pela elaboração e execução do projeto, a Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
  • Celeo – Serra de Ibiapaba Transmissora: responsável pelo aporte financeiro do projeto, a Serra de Ibiapaba é uma companhia de transmissão de energia da Celeo, grupo que atua na transmissão e geração de energia renovável, com atuação em mais de 10 estados brasileiros.
  • VBIO: responsável pelo monitoramento técnico e financeiro do projeto e comunicação corporativa, a VBIO é uma plataforma de bioeconomia que viabiliza projetos de valorização da biodiversidade brasileira.