Skip to main content

Estudos recentes indicam que, na Caatinga, existem aproximadamente 3.347 espécies de plantas vasculares, e dessas, no mínimo 526 são endêmicas (existem apenas nesse bioma). Essa diversidade é muito importante no contexto ambiental e socioeconômico.

No contexto ambiental é importante para o equilíbrio do bioma, pois as plantas protegem o solo, os cursos d’água e são fonte de alimento e abrigo para os animais. No contexto socioeconômico, as plantas são parte da cultura e da renda dos moradores da região. Elas são utilizadas para diversas finalidades: alimentação animal, uso medicinal, uso artesanal, apícola, paisagístico e fornecimento de frutos e madeira.

Assim, se há a intenção de conhecer e aprender mais sobre a vegetação característica do bioma, uma opção é visitar as Unidades de Conservação existentes. Como exemplo, há a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação de 6285 hectares que resguarda 323 espécies de plantas, incluindo endêmicas e não endêmicas do Brasil. A área está localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) e é gerida pela Associação Caatinga desde 2000. Além disso, a RNSA provê inúmeros serviços ecossitêmicos, como o sequestro de 23.254,5 toneladas de gás carbônico (CO²) e a estocagem de 569.396,1 de CO².

A Reserva Natural Serra das Almas abriga inúmeras espécies endêmicas do Brasil e da Caatinga: a Aroeira (Astronium urundeuva), a Carnaúba (Copernicia prunifera), o Mandacaru (Cereus jamacaru), o Oiti (Moquilea tomentosa), a Arapiraca (Chloroleucon dumosum), o Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro), o Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia), a Violeta (Dalbergia cearensis), o Jaborandi (Pilocarpus spicatus) e a Pitombeira (Talisia esculenta). Dessas espécies, destacam-se o Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro), o Mandacaru (Cereus jamacaru) e a Violeta (Dalbergia cearensis) como endêmicas do bioma Caatinga.

No quadro abaixo é possível observar as características das plantas presentes na Reserva da Serra das Almas. Salienta-se a importância de preservar a flora do bioma e a necessidade de mais incentivo para pesquisas científicas, uma vez que as plantas da caatinga possuem grande potencial para diversos usos e beneficiam toda a sociedade. 

Texto escrito por Mélittem Brito, integrante da Liga da Caatinga, o programa de voluntariado da Associação Caatinga.