Skip to main content

Para comemorar o aniversário da Associação Caatinga (AC), que completa 24 anos nesta sexta-feira (21), e festejar o Mês das Crianças, a Associação irá promover uma série de atividades ambientais educativas voltadas para o público infantil. O objetivo é criar um vínculo afetivo entre as crianças e o meio ambiente, especialmente o bioma Caatinga, através de teatro de fantoches e da exibição de filmes no Cine Tela Verde. Essa é mais uma ação do projeto No Clima da Caatinga (NCC), realizado pela AC e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Durante esse mês, serão realizadas três apresentações de teatro de fantoches em Fortaleza. Dia 19, às 9h30, no Instituto Irmã Giuliana Galli; dia 21, às 10h, no Lar Santa Mônica e no dia 22, às 9h na Associação de Catadores de Material Reciclável do Grande Bom Jardim (ASCABONJA). Já o Cine Tela Verde, com exibição de filmes, atividades de pintura e jogos, ocorrerá no município de Crateús/CE, na comunidade de Ibiapaba, no dia 20, às 9h, na Escola de Cidadania de Ibiapaba.

Como parte das comemorações e também através do projeto No Clima da Caatinga, a Associação Caatinga está lançando um curso com pais ou responsáveis de crianças que estejam na primeira infância (0 a 6 anos) com o objetivo de conversar e orientar sobre essa fase tão importante da vida. O Encontro de Suporte à Primeira Infância é uma série de 18 reuniões, com duas horas de duração cada, onde serão abordados temas como nutrição, desenvolvimento da motricidade, vínculos familiares, saúde emocional, entre outros. A primeira turma tem início dia 22 de outubro com 10 famílias que moram nas comunidades rurais que estão no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, que fica entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). 

“A ação visa a promoção de vínculos afetivos saudáveis, a fim de cultivar nos pais e responsáveis as competências necessárias para oferecer às crianças um ambiente acolhedor e estimulante, onde elas possam construir sua autonomia, melhorando assim seu desenvolvimento integral, contemplando formação física, cognitiva e emocional”, explica Marília Nascimento, coordenadora de Educação Ambiental da Associação Caatinga.

Sobre as ações ambientais educativas

No teatro de fantoches, quatro personagens representando o tatu-bola, a onça-parda, o caçador e uma criança são utilizados como ferramentas lúdicas e atrativas para conversar com as crianças sobre a floresta da Caatinga. Após a história, aparece o “Tatutinga”, mascote do projeto No Clima da Caatinga, para abraçar e interagir com as crianças, marcando a memória do público com essa interação real e palpável com os elementos da Caatinga que, por vezes, estão distantes do contexto das pessoas no meio urbano, compondo assim a Campanha “Abrace o Tatu-Bola”.

Já os filmes e vídeos-documentários que tratam das questões ambientais, especialmente do bioma Caatinga, exibidos no Cine Tela Verde buscam envolver o público com mensagens educativas e pedagógicas, com formatos diferenciados para atingir todas as idades.

Projeto No Clima da Caatinga

O projeto realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no semiárido brasileiro desde 2011 e atualmente está em sua quarta fase. O objetivo é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.