Programa Carnaúba Sustentável: Fortalecendo a cadeia produtiva da Carnaúba

Programa Carnaúba Sustentável: Fortalecendo a cadeia produtiva da Carnaúba

A atividade extrativista do pó da carnaúba alimenta o mercado nacional e internacional de cera, sendo esse um dos mais importantes produtos de exportação nos estados onde existe a atividade. Porém, por precariedades trabalhistas, de saúde/segurança, a cadeia produtiva sofreu desgaste de imagem no mercado internacional. A partir disso, cresceram esforços em prol de sua qualificação.

O Programa Carnaúba Sustentável: Fortalecendo a cadeia produtiva da Carnaúba é realizado pela Associação Caatinga, em com apoio do Grupo Boticário e a coordenação da VBIO e foi criado com o intuito de atuar sobre esses gargalos e construir uma comunidade modelo, viável e formalizada no extrativismo da carnaúba, com saúde, segurança no trabalho e eficiência produtiva, de modo a incentivar outros produtores a buscarem as mesmas transformações realizadas por essa iniciativa.

O projeto visa contribuir ainda para a modernização da cadeia, incentivando a formalização e profissionalização do setor, contribuindo para a melhoria da condição de vida das populações extrativistas e promovendo a qualificação da cadeia produtiva da carnaúba ante os mercados nacional e internacional.

ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

– ODS 01: Erradicação da pobreza
– ODS 05: Igualdade de gênero
– ODS 06: Água potável e saneamento
– ODS 08: Trabalho decente e crescimento econômico
– ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
– ODS 15: Vida terrestre

Objetivos

Geral
– Qualificar a cadeia produtiva da carnaúba (Copernicia cerifera) por meio de processo educativo e de capacitação, com o incremento de organização, formalização, saúde e segurança no trabalho, produtividade e ganhos de renda em uma comunidade carnaubeira, a fim de constituir uma experiência modelo, com potencial de replicabilidade em outras áreas produtoras de pó cerífero.

Específicos

1. Contribuir para a profissionalização e modernização da cadeia da carnaúba;
2. Melhorar a produtividade, as condições de saúde e segurança laboral do carnaubeiro, e difundir as técnicas de rastreabilidade;
3. Monitorar o desenvolvimento da comunidade e publicar os resultados ao final do projeto, a fim de difundir o modelo de trabalho.

Resultados esperados

Com a finalização do projeto, existirá uma comunidade trabalhando como unidade modelo de referência em formalização e produtividade no extrativismo da carnaúba. Essa ação gerará confiança na mudança de processos, e incentivará novos produtores ao investimento em tecnologia, como o secador solar, e a buscar fontes de financiamento nas instituições bancárias parceiras da cadeia da carnaúba. O acordo coletivo de trabalho formalizado para a realização das atividades extrativistas também demonstrará um arranjo produtivo legalizado e digno para os trabalhadores e para outras comunidades e produtores.

Ter uma comunidade nivelada sobre as boas práticas na cadeia da carnaúba, desde as ações para ganho em produtividade até as boas práticas para o manejo ambiental, treinada para o uso dos EPI em campo, cumprindo as melhores recomendações e determinações trabalhistas, servirá de expressão do esforço de qualificação da atividade perante o mercado nacional e internacional.

A atividade produtiva da carnaúba é fundamental para a manutenção dos carnaubais, visto que a derrubada da palha para retirada de pó nada mais é do que uma poda que restaura e dá vigor à espécie. Dessa forma, as atividades do projeto convergem para o uso sustentável dos carnaubais, agregando benefícios sociais para a população rural extrativista, além de benefícios ambientais e econômicos para todos os envolvidos.