Qualificação da cadeia produtiva da carnaúba em seus múltiplos aspectos e de tornar os processos de exploração da espécie mais sustentáveis

Foram produzidos materiais que servirão como um guia orientando boas práticas a serem replicadas nesta cadeia produtiva. Para tanto, foi produzido o Manual de Boas Práticas na Cadeia Produtiva da Carnaúba, versão em português e inglês, além de uma série com doze vídeos que instrumentalizam o conteúdo abordando temas como saúde e segurança do trabalho, relações formais de trabalho, sustentabilidade e preservação. O propósito é levar as melhores iniciativas e práticas para todos os atores da cadeia produtiva da carnaúba, desde o trabalhador extrativista, passando pelos beneficiadores da palha do pó até o processamento industrial.

Os materiais foram produzidos a partir da colaboração entre a Associação Caatinga e o Projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade, parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GIZ GmbH (Agência de Cooperação Internacional Alemã), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

Confira o manual e os vídeos abaixo. Todo o material está disponível para download.

Faça download dos vídeos, clicando aqui.

Manuais para download

Semana da Carnaúba: Diálogos para uma Cadeia Sustentável

Durante cinco dias de evento, a Semana da Carnaúba trouxe debates sobre novas perspectivas sustentáveis para a atividade extrativista mais importante no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

A Semana da Carnaúba faz parte do Projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade (Private Business Action for Biodiversity – PBAB, na sigla em inglês). No Brasil, o projeto faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão), que conta com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão) e é implementado no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação internacional, a Associação Caatinga e a União pelo Biocomércio Ético (UEBT).