Skip to main content

Projeto ‘No Clima da Caatinga’ promove oficina sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural na FIEC

O projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza, no próximo dia 23 de junho, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), uma oficina sobre criação e gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), ou seja, Unidades de Conservação (UC’s) privadas e criadas por meio de atos voluntários.

Aberto ao público e gratuito, o evento tem como intuito sensibilizar proprietários de terras e esclarecer a importância das reservas particulares para a conservação da biodiversidade e ampliação das áreas legalmente conservadas no país. O encontro contará também com a participação do Secretário do Meio Ambiente do estado do Ceará, Artur Bruno, e do Advogado e Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Flávio Ojidos.

Além disso, a oficina reunirá a presença de três proprietárias de RPPNs para conversar sobre suas experiências de gestão e a criação de UCs por meio de atos voluntários: Aíla Maria (coordenadora da RPPN São Pedro/8,84 hectares); Eugênia TTrindade (diretora da RPPN Mercês Sabiaguaba e Nazário/50 hectares e da RPPN Sítio Ameixas/464,33 hectares) e Kelma Claudia (gestora da RPPN Ambientalista Francy Nunes/200 hectares).

“Queremos trazer mais informações e realizar uma troca de experiências com os proprietários das reservas e com a sociedade em geral, mostrando os desafios na conservação desses lugares e a importância da preservação do meio ambiente por meio de atos voluntários. Será um momento enriquecedor para todos”, comenta Samuel Portel a, coordenador técnico da Associação Caatinga.

Vagas limitadas, para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/qfQ2pgrBMMs57d4o6

Confira a programação:

Criação de Unidades de Conservação

Uma das linhas de ação da Associação Caatinga é o apoio à criação e gestão de áreas protegidas. Dessa forma, durante seus 24 anos de existência, a entidade já contribuiu com a criação e o apoio à gestão de 31 unidades privadas de conservação federais (29) e estaduais (2), além do apoio a três UCs públicas.

Por meio do Projeto No Clima da Caatinga, a Associação Caatinga apoiou seis RPPNs, seja no processo de criação ou na elaboração e implementação do plano de manejo das unidades, que é um documento técnico obrigatório que estabelece as normas e diretrizes da área. No total, o projeto já contribuiu com a proteção legal de 6.432,48 hectares de Caatinga e com o estoque de 585 mil toneladas de Co2e (Carbono Equivalente).

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Lista de RPPNs apoiadas:
Olho D’água do Tronco – 48.62 hectares
Chico Bimbino – 25 hectares
Francisco Braz de Oliveira – 4.8 hectares
RPPN Azedos – 8.9 hectares
Neném Barros – 63.16 hectares
Reserva Natural Serra das almas 6.285 hectares

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998 atua na proteção da Caatinga e fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.