A Carnaúba (Copernicia prunifera) é uma árvore endêmica do Brasil, encontrada nos biomas da Caatinga e do Cerrado. O principal produto extraído da Carnaúba é a cera vegetal, sua origem natural e composição orgânica a tornam indispensável para as indústrias farmacêuticas e alimentícias.
No entanto, uma planta trepadeira invasora está ameaçando os carnaubais do Nordeste e a biodiversidade da Caatinga. Popularmente conhecida como “Unha do Diabo”, essa espécie exótica tem causado preocupação entre pesquisadores que buscam soluções para combater a praga que afeta a árvore.
O projeto tem o propósito de contribuir diretamente para a resolução de um desafio tecnológico ambiental por meio da identificação de um agente biológico que garanta a existência de uma estratégia de controle biológico clássico (CBC) para combater a invasão biológica da Cryptostegia madagascariensis nos carnaubais do Nordeste brasileiro, garantindo a manutenção da cadeia produtiva da cera de Carnaúba.
O conhecimento acumulado durante a condução do projeto poderá ser transferido para outros setores ou regiões do país que enfrentam invasões biológicas por plantas exóticas. Portanto, o projeto ao mesmo tempo que pretende resolver um problema, abre um leque de oportunidades para a aplicação do CBC na resolução de graves problemas ambientais e econômicos no Brasil com a contribuição de muitas parcerias úteis.
O projeto é realizado pela Associação Caatinga, com o patrocínio da ADECE – Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará e o Sindcarnaúba e parceria com o Center for Agriculture and Biosciences International (CABI), Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará , Universidade Federal de Viçosa e Universidade Estadual de Feira de Santana.