Skip to main content

Em meio às terras secas do semiárido, onde a natureza floresce frondosa e cheia de vida, a história de Aureliano Rodrigues e seu filho Edivaldo Rodrigues é um testemunho emocionante de um compromisso inabalável com a conservação e a proteção da Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação de 6.285 hectares de extensão que é gerida pela Associação Caatinga (AC) desde 2000.

Seu Aureliano, um homem de profundo conhecimento da região e um especialista nos saberes populares do semiárido, foi o primeiro guarda-parque da Serra das Almas. Escolhido por sua íntima conexão com a área, ele não apenas desempenhava seu trabalho, mas também compartilhava esse amor pela natureza com seus filhos. Em tempos em que a Serra das Almas ainda não recebia visitantes, seus filhos, incluindo Edivaldo, o visitavam no trabalho em dias de folga e acompanhavam as maravilhas da natureza, além de observarem os esforços de conservação do pai.

Edivaldo, ainda uma criança na época, brincava entre as pedras e árvores para explorar os recantos da serra. Observando o compromisso e foco da figura paterna, Edivaldo cresceu nutrindo o desejo de seguir os mesmos passos do pai. “Lembro que o papai costumava me falar que o trabalho aqui na Serra das Almas é pelo meio ambiente. É para proteger a floresta para, no futuro, nossos filhos terem natureza em abundância”, afirma Edivaldo.

Décadas se passaram, e Seu Aureliano, já aposentado, orgulhosamente testemunhava seu filho Edivaldo ser contratado como guarda-parque da mesma reserva onde dedicou grande parte de sua vida. Edivaldo não só seguiu o legado de seu pai, mas também recebeu orientações preciosas sobre como proteger e preservar a natureza. Afinal, quem melhor do que o primeiro guarda-parque da Serra das Almas para dar dicas de conservação?

Quando Edivaldo soube que trabalharia na Serra das Almas, sua animação transbordou. Ele compartilhou a notícia com seu pai, que ficou entusiasmado com a continuação desse legado de conservação. Seu Aureliano não era mais guarda-parque, mas seu coração e sua família permaneciam ligados à serra e ao trabalho que tanto amava.

O amor pela natureza sempre esteve presente na vida de Edivaldo. Ele cresceu respeitando a flora e fauna locais, e seu trabalho na reserva apenas fortaleceu sua paixão pela proteção ambiental. Ele aprimorou suas habilidades e técnicas, garantindo que a conservação da Caatinga estivesse no centro de seu trabalho. Hoje, Edivaldo tem mais de um ano de atuação em projetos socioambientais e é especialista em brigadas contra incêndios florestais, além de ser capacitado na prática de primeiros socorros.

Trabalhar na Serra das Almas não é apenas um emprego para Edivaldo; é um compromisso com a herança deixada por seu pai e um testemunho vivo de seu amor pela natureza. Ao vestir a farda da Associação Caatinga, Edivaldo honra o legado de conservação que seu pai lhe transmitiu. Seu Aureliano, ao visitar a reserva e ver seu filho em ação, sente um imenso orgulho, pois o legado de conservação continua de pai para filho.

Esse é um relato de uma família que compartilha um profundo respeito pela natureza, um amor que transcende gerações e um compromisso com a preservação da beleza única da Serra das Almas, garantindo que futuras gerações também possam desfrutar dessa dádiva da natureza em abundância.