Skip to main content

15° edição da Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária acontece em Crateús

Com o tema “O Cuidado com a Casa Comum” a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária chega à sua 15° edição nos dias 05 e 06 de Junho. O tema remete ao sentido da natureza como  nosso lar e chama atenção para o cuidado que devemos ter com ela e com o próximo, cultivando boas atitudes de convivência entre o humano e meio ambiente, frente   à tanta degradação. Dessa forma, entende-se a agricultura familiar e sua comercialização justa e sustentável como uma prática que cumpre esse princípio.

As edições contam anualmente com a participação de cerca de 350 agricultores/as familiares e/ou  empreendedores/as familiares rurais e urbanos vindos de 35 municípios do estado do Ceará. Além  da própria comercialização dos produtos, o evento tem espaços para capacitação e debates, apresentações  culturais, praça de alimentação e apresentações de artistas locais. Tudo isso vem atraindo cerca de 30  mil visitantes que, durante dois dias, consomem, participam das atividades formativas, se divertem e se deliciam com os pratos típicos da gastronomia do território.

Entre encontros nacionais, oficinas, seminários temáticos, intercâmbios e mostra de cinema, a feira permite a troca de saberes (socialização das experiências exitosas), afirmação cultural da região (apresentação de artistas populares e oficinas), exposição dos sabores da terra (cozinha do sertão), e divulgação  das ações desenvolvidas no território, promovendo manifestações artísticas e culturais que valorizam a cultura camponesa, servindo de referência para estruturação de feiras e espaços municipais de comercialização dos produtos.

O  objetivo  central é  promover e fortalecer  a Agricultura Familiar cearense,  através da divulgação, exposição e comercialização de produtos de origem agrícola, pecuária e artesanal; venda de animais (bovinos, ovinos e caprinos), aves, ovos caipiras, peixes, de mel de abelhas (com ferrão e sem ferrão), artesanato, cachaça artesanal e oferta de bens e serviços.

Mais do que um processo de comercialização, a feira é uma oportunidade para os agricultores e agricultoras divulgarem seus produtos, conhecer e discutir propostas de um comércio sustentável, baseado nos princípios da Economia Popular Solidária (EPS) e da Convivência com Semiárido, na qual vem sendo trabalhado no território.

Estão à frente da coordenação geral: Prefeitura de Crateús; a Secretaria de Negócios Rurais do Município de Crateús; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE campus de Cratéus); Universidade Federal do Ceará; Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação de Crateús (PET-FAEC/UECE); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará; Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa; Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará; Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar; Instituto Agropolos do Ceará; Instituto Bem Viver; IDEF ; Escola Família Agrícola Dom Fragoso; We World Brasil; Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Crateús; Supermercado Cosmos, Aartecrat; Banco do Nordeste; Governo de Tamboril; Associação Caatinga; Conselho Pastoral dos Pescadores; EFA Dom Fragoso; Fórum Cearense pela vida no Semiárido; Paróquia Senhor do Bonfim; Cáritas Brasileira; Unimed; Projeto Paulo Freire; Governo Federal;Governo do Estado do Ceará; Central Única dos trabalhadores.

Surgimento

A   Feira   da Agricultura   Familiar e Economia   Popular Solidária deu  início no território Inhamuns/Crateús  no ano 2005 e surgiu da demanda dos agricultores  e agricultoras familiares por um espaço para comercialização, integração e divulgação de seus produtos. Constitui uma estratégia pensada por diversas entidades governamentais e da sociedade civil organizada no território para ser um instrumento de enfrentamento e superação a fome, o subemprego, o pouco aproveitamento da capacidade produtiva dos/as agricultores/as familiares, atendidas por programas sociais.

Parceria

A Associação Caatinga é uma das apoiadora da Feira e auxilia no intercâmbio dos participantes/visitantes na qual a RPPN Reserva Natural Serra das Almas é um dos pontos turísticos.

Serviço

15° Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Sertões dos Inhamuns e Crateús – Dias:  05 e 06 de Junho

Local:  Crateús – Praça Gentil Cardoso (Praça dos Pirulitos) A partir das 8h

Acesse: https://www.facebook.com/feiraregional/

Assessoria de Imprensa:  Aby Rodrigues – 85 999808943