AC realiza oficina em três comunidades baianas

AC realiza oficina de geração de renda sustentável em três comunidades baianas

Entre os dias 16 e 21 de novembro, a equipe de educação ambiental da Associação Caatinga visitou as comunidades baianas Alegre, Barriguda e Campo Largo para realizar a oficina “Beneficiamento do Licuri”. O objetivo da capacitação foi disseminar as possibilidades de geração de renda através do manejo do Licuri (Syagrus coronata), uma palmeira da Caatinga que pode ser utilizada para produzir alimentos, óleos medicinais e peças artesanais. Ao total, 103 pessoas participaram das oficinas.

A agente de educação ambiental da Associação Caatinga, Marília Nascimento, explica que o Licuri ocorre em abundância na região da Bahia onde as oficinas foram realizadas, mas “muitas vezes há o desperdício do recurso, pois os moradores não sabem produzir alimentos com bom potencial de venda”. A educadora ainda esclarece que muitos dos participantes têm espécimes da palmeira no próprio quintal e isso “facilita que eles consigam dar o pontapé inicial, já que os recursos necessários são simples e fáceis de encontrar”.

As oficinas focaram nas propriedades alimentícias do Licuri e as participantes aprenderam receitas de biscoitos, pães, panetones, cocadas, balas, brigadeiros, tortas, salgados e pudins, tudo feito de forma sustentável e acessível. Após a etapa prática, houve um momento de formação sobre estratégias de venda e de apresentação de produtos. 

Em seguida, as participantes fizeram a experiência de venda na própria comunidade dos itens produzidos. “Esses momentos foram essenciais para treinar técnicas de abordagem, de venda e de motivação; acreditamos que os participantes adquiriram ferramentas para ganhar renda a partir do uso sustentável dos recurso naturais”, finaliza Marília.

As capacitações de manejo do Licuri foram elaboradas em parceria com a companhia de energia ENGIE Brasil e com a coordenação empresa Prima Ambiental. A Associação Caatinga está aberta para propostas de realização consultorias, oficinas e cursos. Empresas, unidades escolares e pessoas interessadas em firmar parcerias devem enviar um email para: caatinga@acaatinga.org.br