Skip to main content

Por Cleuvilene Santana*

Há 24 anos nascia em Fortaleza uma iniciativa de proteção ambiental, um lugar de preservação e proteção do bioma Caatinga, região de vasta biodiversidade, extenso território e rico pela grandeza do seu povo. Esse lugar de valorização da única floresta exclusivamente brasileira é a Associação Caatinga (AC), fundada no Ceará em 1998 com o apoio do Fundo Samuel Johnson. De lá para cá, muito foi conquistado em prol da preservação ambiental e mais do que celebrar a data, o momento é de comemoração dessas conquistas. Durante sua atuação, as ações da entidade já alcançaram 53 cidades em 5 estados brasileiros: Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte. 

Para marcar a data, a Associação promoveu em outubro, mês em que é celebrado o Dia das crianças e o aniversário da instituição, uma série de atividades ambientais voltadas para o público infantil. A AC realizou as atividades educativas em três instituições de Fortaleza que atendem o público de primeira infância (crianças de 0 a 6 anos).

Fauna e flora, combate à caça e a importância da preservação ambiental. Esses foram os temas que fizeram parte do bate-papo com as crianças. Para abordar os assuntos que envolvem a Caatinga, os personagens do teatro de fantoche levaram  educação ambiental de forma lúdica e divertida, o encontro contou com a participação do Tatutinga, mascote do projeto No Clima da Caatinga, consolidando assim  a Campanha “Abrace o Tatu-Bola”. Aliás, falando sobre a espécie, você sabia que a entidade foi responsável pela idealização do Tatu-bola como mascote da Copa do Mundo de 2014? Pois é, a atuação na defesa da preservação do Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) conquistou o futebol e levou o Tatu-bola da Caatinga a ser conhecido por todo o mundo.

Ainda nas celebrações de aniversário, a AC por meio do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu também um curso para pais, mães e responsáveis de crianças que estão na primeira infância. O objetivo é promover orientações sobre essa fase tão importante da vida. Durante a formação, o Encontro de Suporte à Primeira Infância abordou temas como nutrição, desenvolvimento da motricidade, vínculos familiares e saúde emocional.

A celebração de mais de duas décadas da AC também contou com exibições de filmes do “Cine Tela Verde”. As comunidades que vivem no entorno da Reserva Natural Serra das Almas puderam conferir documentários e filmes que retratam a cultura que envolve as regiões da Caatinga. 

Gerida pela Associação Caatinga desde o ano 2000, a Reserva Natural Serra das Almas se consolidou como a maior unidade de preservação privada do Ceará. Localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), a Reserva possui 6.285 hectares de extensão, em torno da região moram cerca de 4 mil famílias distribuídas em 40 comunidades. 

De olho no telão!

As ações do Cine Tela Verde  já levaram sessões de filmes para diversas comunidades. “Sentar assim para assistir cinema, eu nunca fui, em lugar nenhum”, disse Maria Luzinete de Souza, moradora do Assentamento Jurema, em Crateús (CE). Durante o sessão, Maria compartilhou que nunca tinha assistido um filme no cinema, apenas por meio de televisão.

Naquele dia, Dona Maria Luzinete se preparou para assistir à sua primeira sessão de cinema. De maquiagem no rosto e com seu batom preferido, ela se juntou a outros moradores da comunidade para assistir aos filmes e comer pipoca sob o céu do sertão. “É uma atividade muito bacana pra nós do assentamento Jurema, coisa que nós nunca vimos aqui, agora estamos vendo. Todo mundo quer ver, quer assistir”, afirmou.

Eixos de atuação

  • Gestão e manutenção da Reserva Natural Serra das Almas em Crateús (CE);
  • Apoio à criação e gestão de áreas protegidas – RPPN, Unidades de Conservação públicas e Áreas de Preservação Permanente;
  • Restauração florestal – produção e plantio de mudas nativas em áreas degradadas e prioritárias para a conservação de nascentes e margem de rios;
  • Disseminação de tecnologias socioambientais – alternativas de convivência sustentável com a Caatinga;
  • Projeto de Conservação do Tatu-bola;
  • Educação ambiental – para a valorização e a conservação da Caatinga;
  • Fomento à pesquisa científica para a conservação da Caatinga;
  • Articulação de políticas públicas ambientais.

24 anos anos de preservação da Caatinga

A entidade surgiu em 1998 por meio do apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson, à época presidente da SC. Johnson & Son. A iniciativa de Samuel Johnson tinha raízes familiares, as histórias da “Expedição Carnaúba” ecoavam em seu interior, a viagem foi realizada por seu pai, Herbert F. Johnson, que saiu dos Estados Unidos com destino ao Ceará, no total sobrevoou 24.000 quilômetros. Durante a expedição, seu pai conheceu a cultura da carnaúba, naquele momento, a cera da árvore era uma substância essencial para a confecção dos produtos da empresa familiar. Porém, mais do que negócios, a viagem gerou um vínculo com a região. Nascia ali uma história de parceria entre a empresa internacional e o bioma de clima semiárido.

“Normalmente as pessoas não amam máquinas, mas esse avião é uma obra de arte”, assim disse Samuel Johnson, ao se deparar com a réplica da aeronave Sikorsky S-38. Para reviver a experiência do pai, ele recriou o avião original que trouxe Herbert Johnson a conhecer as terras cearenses em 1935. Após conhecer a região, Samuel Johnson resolveu iniciar ações de proteção ambiental e de valorização da região.

De 21 de outubro de 1998 até aqui, muito foi construído. Há um caminho frutífero regado por muitas mãos que, diariamente, decidem pela preservação e cuidado ao meio ambiente. A  AC acredita que vale a pena cada esforço e empenho dedicados à proteção ambiental. Como uma carnaúba, segue firme e resistente. Feliz vida, viva a Caatinga!

 

*Colaboradora participante da Liga da Caatinga, programa de voluntariado da AC