Associação Caatinga é finalista de prêmio internacional

Associação Caatinga é finalista de prêmio internacional

Foram mais de 600 inscrições vindas de 100 países, mas a Associação Caatinga sagrou-se como uma das 50 finalistas do Prêmio Equador 2021, honraria entregue pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). A condecoração é concedida a cada dois anos para reconhecer esforços de instituições que buscam reduzir a pobreza através da conservação e do uso sustentável da biodiversidade.

“Ser um dos finalistas desse prêmio é motivo de muito orgulho para todos nós da Associação Caatinga e também de reconhecimento pelo esforço que temos empregado na conservação da Caatinga e no desenvolvimento sustentável de comunidades rurais”, afirma Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga. 

A inscrição da Associação Caatinga foi baseada no trabalho de proteção, restauração e gestão sustentável do semiárido cearense, principalmente no que diz respeito à mitigação da emissão de gases do efeito estufa e do auxílio às comunidades rurais. 

Todas as instituições inscritas foram analisadas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na replicabilidade da ação, ou seja, na possibilidade de multiplicar a atividade em outras regiões.

Mas como a Associação Caatinga relaciona comunidades rurais com a restauração do meio ambiente?

Desde 2007, a Associação Caatinga desenvolve o “Modelo Integrado de Conservação da Caatinga”, um sistema que alia prioridades ambientais com o desenvolvimento sustentável das 40 comunidades rurais que ficam ao redor da Reserva Natural Serra das Almas, Unidade de Conservação gerida pela instituição há 21 anos.

Dentro das comunidades a instituição realiza uma série de atividades para incentivar o desenvolvimento sustentável, social e financeiro das famílias da região. As principais atividades envolvem restauração florestal, disseminação de tecnologias socioambientais e educação ambiental.

Além disso, a Associação Caatinga promove capacitações técnicas para fomentar o aprendizado de ofícios sustentáveis que possam gerar renda para as famílias das comunidades.