Associação Caatinga e parceiros desenvolvem projeto de reflorestamento no município de Maracanaú.
A parceria realizada pela Associação Caatinga com a The Coca-Cola Foundation e apoio da Solar Coca-Cola, irá desenvolver um projeto de Reposição hídrica na bacia hidrográfica da região metropolitana de Fortaleza. A iniciativa vai proteger 136 hectares, contribuindo para a recarga hídrica de cerca de 688 milhões de litros de água por ano na Bacia Hidrográfica que abastece a região. O projeto será realizado na Fazenda Raposa, propriedade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, que conta com Gestão tripartite – através da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), UFC e Prefeitura de Maracanaú.
O objetivo do ‘Projeto Recuperação Ambiental da Fazenda Raposa’ é realizar a implementação de ações de conservação florestal na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa. Pretende-se intensificar as ações de conservação e restauração florestal na região e possibilitar o apoio na proteção de Unidades de Conservação (UCs) do entorno. A área está localizada em local de relevância ambiental, científica e histórica, com forte apelo para a manutenção de remanescentes de ecossistemas naturais.
Para que os objetivos sejam possíveis, será construído um viveiro para produção de mudas nativas que serão utilizadas na restauração, implantação de aceiros e cercas, capacitação de brigadistas para incêndios florestais, entre outras ações de preservação.
A ARIE Fazenda Raposa, além da localização estratégica, sofre alto risco de incêndios florestais e outros processos de degradação, como extração irregular de areia, poluição, caça etc. Dentre as UCs identificadas nas proximidades, a ARIE Fazenda Raposa é a única área que pode receber um viveiro de produção de mudas, considerando a infraestrutura instalada e projetos realizados pela SEMA. Também é geograficamente estratégica para receber equipamentos de brigada e combate a incêndios florestais, levando em consideração seu posicionamento centralizado entre as demais UCs.
As ações diretas do projeto serão concentradas nos 136,65 hectares da ARIE Fazenda Raposa, porém estas ações poderão ter desdobramentos para Área de Proteção Ambiental do Rio Maranguapinho com 1.780ha, Parque Estadual do Cocó com 1.571,29 ha e Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha com 6.448,29ha por meio, principalmente, da proteção contra incêndios florestais com a brigada de combate a incêndios que será formada e equipada.
A Fazenda Raposa
Caracterizada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), a Fazenda Raposa é propriedade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1969, quando foi doada à instituição pela SC Johnson , companhia familiar multinacional com sede nos EUA. A Universidade usa a localidade para fins de pesquisa e a gestão do espaço é tripartite – através da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), UFC e Prefeitura de Maracanaú. Um acordo entre as partes, que serão parceiros do projeto, foi celebrado para a execução do projeto pela Associação Caatinga.