Skip to main content

Associação Caatinga é parceria na Jornada Sustentável do Beach Park

Durante o mês de setembro o Beack Park promoveu a Jornada Sustentável Ceará em parceria com organizações de defesa do meio ambiente do Estado. A campanha faz parte de um movimento global de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos, o World Clean up Day.

Ações educativas e práticas de conservação do meio ambiente foram realizadas com alunos de ensino básico e superior. A limpeza da praia, mangue e oceano também foi um dos focos da Jornada que contou com o apoio de uma força-tarefa que reuniu cerca de mil voluntários para coleta de lixo da orla às margens do rio Pacoti. 

A Associação Caatinga, que prestou consultoria para o plantio de mudas, ficou responsável pela orientação dos participantes na plantação de 300 mudas na Área de Preservação Ambiental (APA) do rio Pacoti. A expectativa é que dentro de um ano 14 mil mudas sejam plantadas na área.

As atividades, que se encerraram na sexta (27) contabilizou a retirada de aproximadamente 35,3 toneladas de resíduos no Porto das Dunas. Foram 21 toneladas retiradas do bairro (entre 23/9 e 27/9), 14 toneladas da praia (28/9), além de 250 kg da Área de Proteção Ambiental do rio Pacoti (entre 26/9 e 28/9).

No total, foram seis dias de atividades com 250 pessoas envolvidas nos cinco primeiros dias e 900 pessoas no último dia cuidando da retirada dos resíduos nos 7 km de extensão da praia (entre Mandaras e a foz do rio Pacoti.)