Skip to main content

Associação Caatinga instala novos painéis solares e passa a produzir a própria energia

A Associação Caatinga (AC) passou a produzir a própria energia a partir do dia 11 de março. Ao total, 16 novos painéis solares foram instalados na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) e juntaram-se a outras 21 placas que captam a luz do sol e a convertem em eletricidade. Com isso, a instituição zera os gastos com serviços elétricos e, a longo prazo, irá investir as economias em ações ecossistêmicas em defesa da Caatinga.

A conquista foi alcançada  com o apoio de três parceiros: a Petrobras, por meio do projeto No Clima da Caatinga; a Handara mediante as ações da iniciativa Handara Carbon Free e a Fundação Boticário por intermédio do projeto RPPN Conservação Voluntária: Gerando Serviços Ambientais.

O processo de produção de energia ocorre por meio de dois sistemas; o on-grid e o off-grid. O primeiro é método que conecta as placas solares à rede pública de distribuição de energia. No caso da Associação Caatinga, 16 painéis foram instalados no Centro Ecológico Samuel Johnson, uma das estruturas da Reserva Natural Serra das Almas.

O equipamento on-grid já está ativo e funciona da seguinte forma: as placas captam a luz solar, a transformam em energia elétrica e a inserem na rede pública; dispensam o uso de baterias. Com isso, a carga produzida é convertida em créditos que podem ser deduzidos da conta de energia mensal.

Já o sistema off grid é uma técnica autônoma que independe da rede de distribuição energética pública. Nessa estrutura, placas solares ligadas à cabos levam a eletricidade produzida para baterias que estão ligadas à alguma estrutura. Esse modelo pode ser utilizado em regiões remotas que não têm acesso à energia, como é o caso da RNSA.

A Associação Caatinga possui 21 placas solares desse tipo; 12 na sede principal da RNSA, seis na casa de apoio da unidade, duas no escritório da instituição, em Fortaleza, e uma no meliponário (local de criação de abelhas com ferrão atrofiado) da AC.

Vantagens e desvantagens do off-grid e do on-grid

A instituição eCycle produziu uma tabela que sintetiza as vantagens e desvantagens de ambos os sistemas fotovoltaicos. Confira a seguir: