Skip to main content

Associação Caatinga mapeia 3000 hectares de carnaubais no interior do Ceará em parceria com o SEBRAE

 

A equipe da Associação Caatinga viajou, em meados de novembro, até o município Marco (CE) para realizar um diagnóstico técnico da região com foco na cadeia produtiva da carnaúba. Durante a ação, a equipe reuniu-se com dez produtores rurais da área e mapeou 3.000 hectares de carnaubais.

Marília Nascimento, agente de educação ambiental da Associação Caatinga, explica que, a partir desse encontro “foi possível representar graficamente as características dos carnaubais, bem como sinalizar as infestações por Unha do Diabo, além de analisar as estradas de acesso, as trilhas internas para trânsito dos trabalhadores, os locais de secagem das palhas e os corpos hídricos da região”.

A ação faz parte da parceria da Associação Caatinga com o Sebraetec, o programa de avanço tecnológico do SEBRAE. No começo de novembro a Associação Caatinga tornou-se parte do corpo técnico da instituição e irá realizar consultorias com foco na modernização da cadeia produtiva da carnaúba no Nordeste, a exemplo da ação feita em Marco.

De modo geral, a parceria visa usar a experiência técnica da Associação Caatinga através do Sebraetec para elaborar e implementar planos de ação para modernizar os campos de trabalho de produtores carnaubais.

A parceria funciona da seguinte forma: a Associação Caatinga desenvolve e aplica a consultoria em Marco enquanto o Sebraetec financia 70% do empreendimento e os outros 30% são subsidiados pela prefeitura do município.

Ainda segundo Marília, a parceria entre os órgãos é benéfica para todos, pois “compor o corpo técnico do Sebraetec representa uma estratégia potencial para agregar sustentabilidade ao cenário econômico do Ceará, trazendo para os empreendimentos contribuições tecnológicas de responsabilidade socioambiental, otimizando o uso dos recursos naturais da Caatinga e levando prosperidade para as comunidades caatingueiras”.