Skip to main content

Entre os dias 19 e 21 de junho a Associação Caatinga estará presente na II Conferência da Caatinga que será realizada no Auditório Murilo Aguiar e demais dependências da Assembleia Legislativa do Ceará. Com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” o evento propõe trazer à tona os conflitos que preocupam a sociedade civil e governos que se organizam em torno do bioma.

Na ocasião, serão enfatizadas: a crise hídrica, na sustentabilidade e no processo gradativo de desertificação. O eixo central da discursão será gerar políticas públicas que ofereçam o desenvolvimento humano e sustentável em torno da Caatinga.

A Associação estará com um stand onde serão desenvolvidas ações explicativas e expositivas sobre o único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga. A exposição “Conheça e Conserve a Caatinga” também estará presente, a amostra conta com uma série de banners e réplicas de animais em tamanho real produzidos pelo projeto No Clima da Caatinga, também desenvolvido pela Associação. O material busca sensibilizar o público perante a riqueza e diversidade do bioma trazendo para perto do espectador o que cada animal representa para o habitat.

A conferência
O prolongamento das secas de 2012 a 2017, bem como os impactos sociais e econômicos desse período que atingiu a região, e os compromissos que foram assumidos na I Conferência, realizada em 2012, serão apresentados e analisados, buscando identificar alternativas e políticas públicas que possibilitem qualidade de vida à população, frente à constatação da instabilidade climática.

Uma Feira dos Saberes e das Culturas do povo catingueiro acontecerá simultaneamente à conferência. Os visitantes poderão participar de um espaço com características do sertão nordestino, onde serão expostas e apresentadas manifestações culturais dos estados da região. A feira será distribuída ao largo do corredor de passagem da Assembleia Legislativa. A ideia é realizar um evento rico em diversidade, onde a realidade caatingueira poderá ser vivenciada, da gastronomia às artes e o artesanato.

A realização é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Instituto Agropolos, e Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, com apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA-Superintendência do Ceará) e Banco do Nordeste, com parceria do Instituto Nordeste XXI, Fundação Bernardo Feitosa e Instituto Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad). A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até 14 de junho, clicando aqui.